Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS CONTROVÉRSIAS DO PET DURANTE O ENSINO REMOTO
Sebastião Egídio Ferreira Júnior, Diego Mendes

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


INTRODUÇÃO
Diante da pandemia de 2020, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) implantou na Rede Pública de Ensino o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), por meio de um Plano de Estudos Tutorado (PET), fazendo com que o ensino-aprendizagem se desse, entre outros, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Sabendo dos desafios enfrentados pela Educação devido a pandemia de Covid-19 e embasados na Cartografia das Controvérsias (VENTURINI, 2009), empreendemos uma pesquisa que buscou entender quais foram as principais controvérsias instituídas durante a pandemia no componente curricular Educação Física, em uma escola pública do interior de Minas Gerais, no ano de 2020, com a implantação do REANP e do PET.

OBJETIVOS
1. Identificar e mapear quais são as principais associações e controvérsias que se deram por meio do Plano de Estudos Tutorado do Estado de Minas Gerais mediados por TDIC.
2.Verificar como os alunos e professores anunciaram suas percepções sobre as aulas de Educação Física remota.
3.Tentar compreender como as TDIC contribuíram ou limitaram as aulas.


METODOLOGIA
O estudo está em andamento e vem sendo desenvolvido a partir de uma escola pública estadual de uma cidade de pequeno porte do interior de Minas Gerais, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e dois professores de Educação Física da escola, durante o período de 30 de maio a 30 de novembro de 2020. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de registro em diário de campo das aulas de Educação Física do 8° ano e questionário online disponibilizado pela ferramenta Google Forms (aplicativo de gerenciamento de pesquisas do Google) aos estudantes, também por relatos escritos pelos professores da escola. Os dados estão em fase de análise, sendo interpretados de forma qualitativa alicerçados nos fundamentos da Cartografia das Controvérsias (VENTURINI, 2009).

DADOS E DISCUSSÃO
Os dados apontados são referentes apenas aqueles obtidos por meio dos relatos escritos pelos professores da escola e da matéria de Marina Menta publicada no site de notícias Brasil de Fato no dia 23/06/2020. Os professores indicaram que seu componente curricular específico não foi contemplado no primeiro PET, explicitando que a EF foi tratada de forma desigual em relação a outros componentes. Outra constatação dos professores foi referente ao material disponível no PET que estava desconexo dos conteúdos exigidos pelo Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). A imprensa trouxe o trabalho da professora Vanicléia Silva Santos o qual apontou má qualidade das apostilas PET, como plágio, erros de ortografia, gramática e erros nos conteúdos. Não obstante, os materiais didáticos produzidos pelos professores foram secundarizados e a ação docente submetida a posição de intermediação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As proposições do REANP parecem indicar uma perspectiva de educação reduzida a mera transmissão de informações, relegando os professores à posição secundária na mediação dos saberes e de reafirmação da Educação Física como subalterna na relação de hierarquia dos saberes escolares.

Referências


MENTA, Marina. Alunos e professores relatam dificuldades no ensino à distância em Minas Gerais. Brasil de Fato, 2020. Disponível em: https://www.brasildefatomg.com.br/2020/06/23/alunos-e-professores-relatam-dificuldades-no-ensino-a-distancia-em-minas-gerais. Acesso em: 19/04/2021.

VENTURINI, Tommaso. Diving in magma: how to explore controversies with actor-network theory. (Traduzido por Grupo de Estudos TAR-UFSJ) Public Understanding of Science, Londres, v.19, n.3, p 258-273, 2009.

Texto completo: PDF