Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
SENTIDOS CULTURAIS E SIMBÓLICOS AFRO-BRASILEIROS DA NAÇÃO ZAMBÊRACATU: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Mariana Amarante Rocha, Rosie Marie Nascimento de Medeiros

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Essa pesquisa aborda uma das manifestações da cultura afro-brasileira, o maracatu, mais especificamente a Nação Zambêracatu, primeira nação de maracatu do Rio Grande do Norte. Objetivou-se refletir sobre os horizontes culturais e simbólicos da cultura afro-brasileira construídos na Nação, além de apresentar perspectivas para ampliar o olhar sobre as manifestações culturais no âmbito da Educação Física, a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty e da técnica de pesquisa: rede de significados. Com o andamento da pesquisa, evidenciamos a importância da Educação Física na promoção de saberes relacionados a cultura afro-brasileira, assim como no estudo sobre as tradições e cultura de sua própria localidade/região.

Referências


FREIRE, Isabel Batista; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento. Tambor, voz e corpo: sentidos simbólicos e culturais do Maracatu Nação Leão Coroado, in: NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Estesia: corpo e fenomenologia em movimento. São Paulo: LiberArts, 2018.
OLIVEIRA, C.; NETO, J. C. T. Coroação do maracatu. Natal: Caravela Selo Cultural, 2018.
TSEZANAS, J. O Maracatu de Baque virado: Histórico e dinâmica cultural. São Paulo, 2010.

Texto completo: PDF