Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CUIDADO AO USUÁRIO DIABÉTICO NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Victor de Jesus Ribeiro Rocha, Jamildo Rios de Almeida, Raquel da Franca

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Este estudo visa relatar a experiência de profissionais de Educação Física no contexto da Atenção Básica e descrever suas contribuições no cuidado ao usuário diabético. A experiência foi vivenciada no município de Salvador- Bahia, em dezembro de 2020. A Educação Física contribuiu nos aspectos de qualidade de vida e saúde do usuário diabético através da educação em saúde, se mostrando um núcleo importante para o acompanhamento e tratamento do diabetes na Atenção Básica.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 160 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 162 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 35).

DA COSTA, NCP. Representações sobre sexualidade de pessoas com Diabetes Mellitus ou hipertensão arterial sistêmica [manuscrito]. - - Belo Horizonte: 2019. 159f.:il.

SOUSA, C. A. Prescrição de exercício físico para pessoas com diabetes mellitus / Clovis Arlindo de Sousa, Deisi Maria Vargas. – 1.ed. – Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2017.

Texto completo: PDF