Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
TECNOLOGIAS E MÍDIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DOS ANAIS DO GTT COMUNICAÇÃO E MÍDIA DO CONBRACE (2011-2019)
Diego Fernando Coentro Ferreira, Everson Moraes Abreu, Marcos Renan Freitas de Oliveira, Alcicley Mendes Cardoso, Higson Rodrigues Coelho

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O artigo analisa o uso das tecnologias e mídias nas aulas de educação física escolar a partir das publicações dos anais do GTT comunicação e mídia do CONBRACE (2011-2019). Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, a partir da análise de 23 trabalhos publicados no referido GTT. Constata o crescimento de estudos que tratam das mídias e tecnologias nas aulas de educação física escolar, sendo as mídias digitais, mídias em geral e os games, jogos digitais e eletrônicos os mais frequentes.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias; Mídias; Educação Física.

Referências


ANTÉRIO, D. et al. O cinema atual e sua aplicabilidade no contexto da educação física escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17., 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: MFPA, 2011. v.1, p.1-11.

BATISTA, A. P.; TINÔCO, R. G.; DIAS, M. A. Tematizando o ensino do futebol nas aulas de educação física por meio de mídias digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 19., 2015, Vitória. Anais... Vitória: MFPA, 2015. v.1, p.1-13.

CAETANO, A.; PIRES, G. L. Tematizando o discurso midiático sobre saúde na educação física escolar: experiência com alunos do ensino médio, 2011. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 19., 2011, Vitória. Anais... Vitória: MFPA, 2011. v.1, p.1-13.

FRAZÃO, D. et al. Problematizações preliminares sobre comunicação na educação física escolar: possibilidade de uso do whatsapp. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20., 2017, Goiânia. Anais... Goiânia: MFPA, 2017. v.1, p. 494-498.

MACHADO, R. B. et al. Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, Porto Alegre, v. 26, e26081, p.01-17, jan./dez. 2020.

MAIA, M. “Hoje é dia de game”: a presença do vídeo game em aulas de educação física. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 19., 2015, Vitória. Anais... Vitória: MFPA, 2015. v.1, p.1-12.

RIBEIRO, D. et al. Aspectos históricos, consolidação e perspectivas do GTT Comunicação e Mídia. In: DORENSKI, S.; LARA, L.; ATHAYDE, P. Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. Natal: EDUFRN, 2020. p.11-27.

ROCHA, A. B. Q. Aplicabilidade das histórias em quadrinhos nas aulas de educação física escolar: um relato de experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 21., 2019, Natal. Anais... Natal: MFPA, 2019. v.1, p. 1-6.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUSA, D. Q. O.; SANTOS, E. S.; Educação física escolar e mídia-educação: o olhar do estudante sobre esta mediação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 19., 2015, Vitória. Anais... Vitória: MFPA, 2015. v.1, p.1-17.

TINÔCO, R. G.; BATISTA, A.P.; ARAUJO, A. C. Educação física escolar & cinema: experimentando novas formas de ensinar esporte no ensino médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20., 2017, Goiânia. Anais... Goiânia: MFPA, 2017. v.1, p. 413-419.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à Pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNESCO. COVID-19. Impact on Education. Global monitoring of school closures caused by COVID-19, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 10 de maio de 2020.

VALDIVINO, D. Y. A. S.; OLIVEIRA, M. R. R. Jogos digitais como metodologia na educação física escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 21., 2019, Natal. Anais... Natal: MFPA, 2019. v.1, p. 1-5.

Texto completo: PDF