Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PEDAGOGIAS (PÓS)CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA LEITURA COM MARCOS NEIRA.
Galdino Rodrigues de Sousa, Felipe Quintão de Almeida

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Problematiza, teoricamente, compreensões de pedagogias críticas da Educação Física de Marcos Neira em fases distintas de suas produções. Conclui que esse autor, autodeclarado pós-crítico, desconsidera (re)organizações político-epistemológicas das pedagogias críticas. Além disso, frente à falta de clareza entre as supostas fronteiras que distinguem as pedagogias críticas das pedagogias pós-críticas, este artigo defende a necessidade de que o uso dessas classificações seja repensado.

Referências


APPLE, M; AU, W; GANDIN, L. A. Repensando a reprodução: o neomarxismo na teoria da educação crítica. In: APPLE, M. AU, W, GANDIN, L. A. Educação crítica. Análise Internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 100 -114.

DEVÍS-DEVÍS, J. La investigación sociocrítica en la Educación Física. Estudios Pedagógicos, v. 38, número especial, p. 125-153, 2012.

KIRK, D. Quis custodiet ipsos custodes?: sobre ser crítico na pedagogia crítica da Educação Física. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 01-13, 2019.

LOPES, A. C; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Â. F. B. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, M. V (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 11-36.

NEIRA, M. G; NUNES, M. L. F. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: BOSSLE, F; ATHAYDE, P; LARA, L. Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE; 5. Natal, RN: EDUFRN, 2020, p. 25-44.

NEIRA, M. G; NUNES, M. L. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SOUSA, G.R. Pedagogias (pós)críticas da Educação Física: (re)organizações político-epistemológicas. 2020. 147 f. Tese (Doutorado)– Curso de Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, UFES, Vitória- ES, 2020.

TENÓRIO, K. M. . Organização dos saberes escolares à luz da perspectiva crítico-superadora. In: BOSSLE, F; ATHAYDE, P; LARA, L. Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE; 5. Natal, RN : EDUFRN, 2020, p. 57-76.

Texto completo: PDF