Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ROSELI CORREA DA SILVA: UM ESTUDO DE CASO
CARINE MARQUES CHARÃO

Última alteração: 2021-07-09

Resumo


Este resumo se refere a dissertação de mestrado inserida na linha aspectos sócio culturais e pedagógicos do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM. Tem profunda relação com a caminhada da pesquisadora na educação do campo, na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

Referências


ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

CAMINI, I. Escola Itinerante: na fronteira de uma nova escola. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

CHARÃO, C. M. O tempo de não trabalho em assentamento do MST. 2004. Monografia Especialização em Educação Física, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

D’AGOSTINI, A. A educação do MST no contexto educacional brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Bahia, Salvador.

FREITAS, L. C de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

FRIZZO, G. F. E. A organização do trabalho pedagógico na escola capitalista. 2012. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

GARCIA, F. A contradição entre teoria e prática na escola do MST. 2009. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

MARX, K. O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MATIELLO JÚNIOR, E. Educação Física, Saúde Coletiva e a luta do MST: reconstruindo relações a partir das violências. 2002. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MÉSZÁROS, I. A Educação para além do Capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (p. 24)

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Princípios da Educação no MST – Caderno de educação número 08. São Paulo: ANCA, 1996.

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Boletim da Educação, n. 01. Ago. 1992.

SOUZA, M. da S. et al. Conhecimento em educação física: no movimento das mudanças, no mundo do trabalho. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015.

TAFFAREL, C. N. Z. Do trabalho em geral ao trabalho pedagógico: contribuição ao debate sobre o trabalho pedagógico na educação física. Motrivivência, Florianópolis, ano XXII, n. 35, p. 18-40, dez. 2010.

WITTIZORECKI, E. S. O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: um estudo nas escolas do Morro da Cruz. 2001. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Texto completo: PDF