Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
SATISFAÇÃO E PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DAS AULAS ONLINE DE GINÁSTICA ARTÍSTICA A PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Gabrielle Batista Dias, Karine Naves Goulart, Stayce Moreira Fortunato, Laura Resende Cerqueira, Dillian Araujo Resende, Ivana Montandon Aleixo

Última alteração: 2021-08-24

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: ginástica artística; aula online; satisfação.

INTRODUÇÃO
O vírus causador da doença COVID-19, SARS-CoV-2, espalhou-se rapidamente por todo o mundo, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar situação de Pandemia. Diante dessa conjuntura, isolar-se e ficar em casa foram algumas das várias medidas adotadas, juntamente com a vacina, para o auxílio na contenção do vírus. Com a rotina de isolamento social, manter a atividade física para as crianças torna-se fundamental, uma vez que a inatividade física pode aumentar o risco de obesidade, ansiedade, depressão e até modificações na estrutura cerebral (FLORÊNCIO JÚNIOR et al., 2020).
O estímulo à atividade física, quando criança, pode ainda, favorecer a menor tendência ao sedentarismo na fase adulta. A aula online de Ginástica Artística (GA) é uma opção viável para sustentar o isolamento e manter as atividades físicas. Nesse sentido, alternativas para a prática de exercícios físicos foram criadas e o treinamento em casa por meio de aulas online se tornou uma nova tendência durante a pandemia (Raiol et al., 2020). A Ginástica Artística, através das execuções de elementos que compõem essa modalidade, cada vez mais complexos e em condições variadas, proporciona o enriquecimento da consciência corporal, podendo melhorar o desenvolvimento e promover benefícios, dentre eles os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotores (ALEIXO, 2010). Porém, a eficácia dessa intervenção ainda não foi alvo de estudo, tornando-se fundamental avaliar a satisfação e a percepção da qualidade das aulas online na perspectiva dos alunos. Essa avaliação pode trazer um retorno importante para o processo de planejamento, controle e aplicação das cargas de treinamento, buscando melhorias e soluções para as limitações que se despontarem.

OBJETIVO
Avaliar a percepção dos alunos em relação à qualidade das aulas online de ginástica artística.

METODOLOGIA
Esta pesquisa consiste em uma análise descritiva da satisfação e percepção dos alunos em relação à qualidade das aulas online de GA. Os procedimentos experimentais realizados neste estudo foram submetidos à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (CAAE 48190121.0.0000.5149). Todos estes procedimentos respeitam as normas estabelecidas pela Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde (1996) envolvendo pesquisas científicas com seres humanos. Foi apresentado um termo de assentimento livre esclarecido aos responsáveis pelas crianças após elucidados todos os procedimentos a serem realizados.
A amostra será composta por crianças e adolescentes, com faixa etária entre 7 e 15 anos, integrantes de dois Centros de Treinamento de Ginástica Artística de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os alunos devem estar participando regularmente de aulas online de ginástica artística, no intervalo mínimo de um mês. O grupo deverá responder a um questionário estruturado, composto por 10 questões e 5 opções cada, para avaliação da qualidade e satisfação das aulas online de ginástica artística.
A coleta de dados, efetuada em ambiente virtual, via Google Meet, está sendo realizada em formato individual, com horário agendado pelos responsáveis sem qualquer interferência dos mesmos. A pesquisa é acompanhada por dois pesquisadores, sendo um responsável pela entrevista com o participante e registro das respostas, enquanto o outro pesquisador é responsável por apresentar os slides com as perguntas e opções de respostas, utilizando o recurso de compartilhamento de tela.

RESULTADO E CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os resultados parciais do presente trabalho ainda não foram analisados. Mas visam contribuições que auxiliem os professores no processo de construção do planejamento e possíveis construções de teorias pedagógicas relacionadas ao ensino remoto de Ginástica Artística. Busca também trazer a percepção das aulas segundo o olhar dos alunos, podendo então aproximar a realidade das aulas a possíveis expectativas dos praticantes. Não foi destacado nesse momento da pesquisa a experiência prévia da criança com Ginástica Artística.

Referências


REFERÊNCIAS
ALEIXO, I. M. S. O Ensino da Ginástica Artística no Treino de Crianças e Jovens: Estudo Quasi- Experimental Aplicado em Jovens Praticantes Brasileiras. Tese de Doutoramento. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto. 2010.

FLORÊNCIO JÚNIOR, P. G., PAIANO, R., & COSTA, A. DOS S. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 25, 1–2, 2020.

NUNOMURA, Myiam; PIRES, Fernanda Regina; CARRARA, Paulo. Análise do treinamento na ginástica artística brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 31, n. 1, p. 25-40, 2009.

RAIOL, R. DE A., SAMPAIO, A. M. L., & FERNANDES, I. D. B. Alternativas para a prática de exercícios físicos durante a pandemia da COVID-19 e distanciamento social. Brazilian Journal of Health Review, 3(4), 10232–10242, 2020.

Texto completo: PDF