Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Esporte Universitário: o conhecimento das comissões técnicas de equipes esportivas de uma universidade pública
Ana Beatiriz Beneduzzi Lucena, Yngrid dos Santos Carvalho, Gabriela Machado Ribeiro

Última alteração: 2021-08-24

Resumo


Trata-se de um estudo sobre o estporte universitário que tem como objetivo principal investigar quais são os conhecimentos que embasam o trabalho desenvolvido pelas comissões técnicas de equipes esportivas de uma universidade pública. Foram realizadas entrevistas com 9 tecnicos de equipes esportiva com enfoque na formação, organização e planejamento do trabalho e dificuldades encontradas.Todos os entrevistados, formados e não formados em Educação Física, afirmaram a necessidade da graduação para a atuação, pois apenas conhecimentos adquiridos na prática do esporte não dá a base necessária para essa atuação. Além disso, é necessário atualizações com cursos e pesquisas para que os treinamentos sejam bem planejados e se tornem mais qualificados.

Referências


SILVA, L. L.; ROBALINHO, M. J.; NEVES, E. B.; SOUZA, R. V.; NUNES, R. A. Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense. Revista de Educação Física/ Journal of Physical Education, v. 87, n. 2, 5 jul. 2018.

NUNES, L. S. O modelo de esporte universitário português e suas possíveis contribuições para o esporte universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2018.

Texto completo: PDF