Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A vitória do polo aquático e seu impacto na mídia impressa no Pan-americano de 1963 em São Paulo
Silvio de Cassio Costa Telles, Luiz Calos Pessoa Nery, Mário Coelho Teixeira

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


A pesquisa tem como objetivo discutir como a mídia impressa apresentou as narrativas sobre a conquista do polo aquático no Pan Americano de 1963. Para tal foi realizada uma pesquisa documental em jornais importantes para a época, a saber , O Globo e o Estado de São Paulo. Os resultados apontam para uma gestão exitosa do evento , tendo tido grande participação midiática e os jornais documentaram fartamente a competição. O polo aquático teve bastante espaço em ambos os jornais noticiando todos os resultados e relacionando muitas vezes com um país em franco desenvolvimento.

Referências


Comitê Olímpico Brasileiro. Relatório Oficial do IV Jogos Pan-americanos de São Paulo de 1963. Rio de Janeiro: COB, 1963.

OLIVEIRA. R.A relação entre a história e a imprensa, breve história da imprensa e as origens da imprensa no Brasil (1808-1930). Historiæ, Rio Grande, 2 (3): 125-142, 2011

TELLES, S. C. C. A Identidade do Jogador de Polo Aquático e o Mito da Masculinidade. [Dissertação]- Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro; 2002. 82f.

Texto completo: PDF