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EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO REMOTO: APROXIMAÇÕES ENTRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Marcelo Skowronski, Andressa Marques da Silva

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Trata de um relato de experiência pautado no ensino remoto da disciplina de Educação Física (EF) em duas escolas públicas, uma municipal e outra federal. Os desafios da docência em regime remoto, especialmente por lidarem com uma disciplina predominantemente prática, foi o ponto de partida para o relato centrado na experiência de dois professores efetivos das respectivas redes de ensino, um ministrando aulas para o ensino médio e outro no ensino fundamental. Compreende o período do fechamento das escolas (março 2020) em decorrência do novo coronavírus e se estende até a primeira quinzena de junho de 2021. Amparado conceitualmente nas discussões sobre saberes docentes (TARDIF, 2012), objetiva apresentar as mudanças ocorridas nas metodologias e conteúdos do componente curricular EF em comparação com o ensino presencial. Após aproximadamente um ano e meio de aulas sem a interação presencial com os estudantes, evidencia-se a ampliação de conteúdos predominantemente conceituais em detrimento das propostas procedimentais observadas durante o ensino presencial. Concomitantemente, também foi possível identificar um aumento na diversidade dos conteúdos trabalhados, fato justificado pela diminuição do período de aulas práticas e consequente envolvimento maior dos discentes com discussões teóricas.

Referências


CASTELLANI FILHO, L. et al. (Coletivo de Autores). Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

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