Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Jovens LGBT+ e a Educação Física Escolar
Maria Eduarda Erlacher de Figueiredo, Mariana Zuaneti Martins

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Esse trabalho objetivou caracterizar duas experiências distintas de jovens alunos LGBT+ com a educação física escolar. A partir de entrevistas semiestruturadas, relatam sobre as barreiras no ambiente escolar, bem como estratégias e negociações empreendidas em questões como suas relações com as turmas, professores/as e coordenação, sobre a participação em atividades esportivas nas aulas, no recreio e outros momentos, além de uso dos espaços generificados como os banheiros.

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.

CAMARGO, W. X. Dilemas insurgentes no esporte: as práticas esportivas dissonantes. Movimento, v. 22, n. 4, 2016.

GOELLNER, S. V. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, 2010.

JACO, J. F.; ALTMANN, H. Significados e expectativas de gênero: olhares sobre a participação nas aulas de educação física. Educação em Foco, v. 22, n. 1, p. 155-181, 2017.

MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

OLIVEIRA, R. C.; DAOLIO, J. Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. Pro-Posições, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.

Texto completo: PDF