Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ATITUDES DOS LICENCIANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CÉLIA POLATI, JOSÉ HENRIQUE DOS SANTOS

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Esta pesquisa objetiva analisar as atitudes de licenciandos de Educação Física frente ao Estágio Supervisionado realizado no contexto escolar. Os dados analisados mediante estatística descritiva indicam que os licenciandos manifestam atitudes positivas frente ao Estágio Supervisionado, principalmente no que diz respeito aos aspectos relacionados ao trato com alunos e professores, reconhecendo-o enquanto espaço de aprendizagem docente.

Referências


DOISE, W. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, D. As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 187-203.
GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, 2013.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IZA, D. F. V.; SOUZA NETO, S. de. Por uma revolução na prática de ensino: O estágio curricular supervisionado. Curitiba, CRV, 2015.
MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.
PEREIRA, S. A. M.; HENRIQUE, J. A formação inicial na licenciatura em educação física: a prática como núcleo de formação e de unidade teoria-prática. In: HENRIQUE, J.; ANACLETO, F. N. de A.; PEREIRA, S. A. M. (Org.). Desenvolvimento profissional dos professores de educação física: reflexões sobre a formação e socialização docente. v. 10, Curitiba, CRV, 2016. p. 45-70.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.
POLATI, C. Representações Sociais de licenciandos de Educação Física sobre o Estágio Curricular Supervisionado. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, UFRRJ, Seropédica/Nova Iguaçu, 2019.
SARTI, F. M.; ARAÚJO, S. R. P. M. de. Acolhimento no estágio supervisionado: entre modelos e possibilidades para a formação docente. Educação, v. 39, n. 2, p. 175-184, 2016.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Editora Vozes, 2014.

Texto completo: PDF