Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENSINO REMOTO ATRAVÉS DA MÍDIA SOCIAL FACEBOOK: UMA SAÍDA POSSÍVEL DIANTE DA COVID-19
Vandelma Silva Oliveira Rios

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Diante da imprevista chegada da pandemia de COVID-19, uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (OPAS/OMS, 2020), vários setores da sociedade sofreram alterações e tiveram que se adaptar, pois o cenário pandêmico exigiu a adoção de medidas de controle em todas as esferas governamentais, tais medidas tinham como foco principal o distanciamento social, que por sua vez, diminuiria o contágio e pouparia o sistema de saúde, evitando o seu colapso. Um dos setores impactados foi a educação, já que escolas foram fechadas e as aulas presenciais foram suspensas por tempo indeterminado.
Numa tentativa de diminuir esses impactos e como estratégia de contenção de danos, várias escolas buscaram formas alternativas para manter o vínculo com o aluno e ofertar aulas/atividades, contudo, foi conferido aos professores a importante missão de virtualizar seus conteúdos e o processo educativo em tempo recorde, (MORENO-CORREA, 2020).
Dentre as alternativas, uma que se destacou no Complexo Escolar Rilza Valentim, foi a plataforma de rede social Facebbok, sendo a ferramenta selecionada pela possibilidade de alcançar mais alunos, visto que a rede social era bastante utilizada pelos alunos e seus familiares.
Deste modo, buscando contribuir com este diálogo que se faz tão necessário neste momento, o objetivo deste trabalho foi o de relatar estratégias adotadas para manter as aulas no formato remoto e apresentar alguns diagnósticos encontrados no ambiente virtual a partir da escola pública.

Referências


MORENO-CORREA, S. La innovación educativa en los tiempos del Coronavirus. Salutem Scientia Spiritus, v. 6, n. 1, p. 14-26, 3 abr. 2020.

OLIVEIRA, G. L. RIBEIRO, A. P. Relações de trabalho e a saúde do trabalhador durante e após a pandemia de COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 3, p. 1-3, 2021.

OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde. Folha informativa – COVID-19. 2020.

Santos, G. M. R. F., SILVA, M. E. e BELMONTE, B. R. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil [online]. 2021, v. 21, n. Suppl 1, pp. 237-243.

SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2021, v. 19.

Texto completo: PDF