Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENTRE TELAS E PAREDES
Rita Beatriz Lôpo Hastenreiter

Última alteração: 2021-09-12

Resumo


A Educação Física é simbolicamente retratada, registrando que é preciso despertar, desnudar antigas concepções e caminhar para a pluralidade. Existe uma realidade, a ser descortinada, que disfarça distanciamento, mas está ao nosso redor. A vergonha pela desigualdade sociocultural recolhe o olhar e adentra as telas de proteção. Não é admissível a submersão em uma única realidade. O vazio grita e nos faz enxergar além, nos faz ansiar pela mudança de paisagem. A caminhada de quem vai mudar o mundo pelo exercício do seu ofício, nem sempre é o suficiente para ampliação de possibilidades de permuta sociocultural. É preciso revigorar o idealismo para quebrar paredes e continuar trilhando novos caminhos, com embasamento científico e contextualização com a vida cotidiana.

Referências


Bracht, W. Aprendizagem social na educação física. Porto Alegre: Magistério, 1991
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão. Brasília: MEC, 2016
CAPARROZ, F. E.. Entre a educação física na escola e a educação física da escola: a educação física como componente curricular. Campinas, SP. Autores Associados, 2005.
NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

Texto completo: PDF