Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Chrystianne Kerlenn Sobral

Última alteração: 2010-09-23

Resumo


DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

RESUMO

 

Este estudo científico tem como objetivo principal analisar a opinião dos professores da Disciplina Didática da Educação Física sobre as abordagens pedagógicas, partindo da hipótese de que os docentes possuem opiniões divergentes quanto ao trato e ao conhecimento acerca das abordagens. Tendo como objetivo geral analisar a opinião dos professores de Didática dos Cursos de Licenciatura em Educação Física da região do Crajubar sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. O presente trabalho tem a intenção de propor uma contribuição para a Educação no meio acadêmico, pois, está sendo de suma importância compreender como é tratada a Disciplina Didática nos cursos de licenciaturas em Educação Física em nosso país, como também o nosso interesse pela temática. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório-descritivo, pois, por trabalharmos com dados ou fatos colhidos da realidade, optamos pela pesquisa descritiva. E com a finalidade de desenvolver e esclarecer conceitos e idéias cogitou-se, também, a pesquisa exploratória. Fizemos a coleta de dados através de entrevistas semi-estruturada, selecionado por considerar mais apropriado, o método fenomenológico de análise que atende a nossa preocupação que tem como propósito interpretar o fenômeno caracterizando-o e descrevendo-o sem, necessariamente, realizarmos intervenções, mas apenas interpretá-lo conforme se apresenta. Foram entrevistados os professores da Disciplina Didática da Educação Física das Instituições de Ensino Superior da Região do Cariri. Sendo assim necessitamos de um conhecimento maior a respeito das abordagens para podermos nos definir por alguma delas, como também, sermos cultivados desde a formação acadêmica a analisar criticamente a utilização ou não de determinada abordagem, observando sempre, o indivíduo que se deseja formar.

 

Palavras-chaves: didática, abordagens pedagógicas, educação física.


Texto completo: DOC  |  PDF