Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM 2010.1
Maria Petrilia Rocha

Última alteração: 2010-09-19

Resumo


Este estudo reportou-se a uma experiência da disciplina de Estágio Supervisionado I, obrigatória da Matriz curricular do Curso de Educação Física-Licenciatura da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Sendo realizada na educação infantil, no Centro Educacional Irmã Anísia Rocha. Tendo esta experiência sido resultado do interesse despertado pela temática, durante a disciplina ministrada pela professora e supervisora do estágio Dinah Lucas Pinheiro de Azevedo e sob orientação do professor Antonio Madeira Filho, ambos do Curso de Educação Física-UVA. Este trabalho teve como objetivo analisar a experiência vivida no Estágio Supervisionado I e mais especificamente identificar a necessidade e importância da Educação Física no ensino infantil, como instrumento que pode contribuir de forma representativa para o desenvolvimento integral da criança. A metodologia estabelecida pelo estudo consistiu na elaboração de plano de aulas e regências, e observações feitas in loco, caracterizando uma pesquisa ação.  Optou-se pela abordagem qualitativa como forma de aproximação do objeto de estudo, através de observação participante das turmas do infantil IV e V. Durante as aulas propostas foram utilizadas atividades lúdicas e recreativas, adequadas a faixa etária das crianças, selecionados segundo uma proposta de diversidade de estímulos às habilidades motoras básicas as necessidades de interação e participação dos alunos. Ao final da pesquisa pode-se observar nas crianças, melhora em aspectos como participação, interação e uma contribuição significativa no processo de socialização. Sobre os aspectos ligados ao desenvolvimento motor foi possível identificar alguns problemas de coordenação, equilíbrio e lateralidade. Isso reforça a hipótese da necessidade da intervenção do professor de educação física no ensino infantil enquanto promotor do desenvolvimento integral da criança através de atividades lúdicas recreativas que integram corpo, cultura e linguagem corporal.


Texto completo: DOC  |  PDF