Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Goiano de ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Os Saberes da Docência Como Princípio da Autoria Docente
Guenther Carlos Feitosa de Almeida

Prédio: Escola Superior de Educação Física de Goiás
Sala: Sala 04
Data: 2009-06-11 09:00  – 09:15
Última alteração: 2009-06-08

Resumo


A vida docente e a produção de seus saberes, são um importante tema para compreendermos sua prática pedagógica, tão atacada e responsabilizada pela qualidade do ensino. Os saberes docentes em especial os da experiência tem se mostrado um dos focos da discussão sobre a formação de professores, muitas vezes limitadores, mas outras vezes entendidos como necessidade para a autoria docente. Quais seriam então os componentes dos saberes da experiência e qual seriam suas relações com o dia-a-dia do professor? Qual o lugar destes saberes na formação de uma nova prática docente? Buscamos nos principais literaturas as origens dos saberes da experiência, a possível forma como eles são construídos, visando a possível relação destes com a autoria docente. Após isto discutimos qual o papel dos saberes da experiência na contribuição para a superação da dicotomia teoria e prática e como ele pode ser o motor para a propulsão do professor reflexivo autor da sua prática docente.  

Palavras-chave


Saberes da experiência, Trabalho Docente, prática pedagógica

Texto completo: PDF