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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Janaina Pimenta Calixto

Prédio: Escola Superior de Educação Física de Goiás
Sala: Sala 11
Data: 2009-06-11 08:30  – 08:45
Última alteração: 2009-06-08

Resumo


A partir do momento em que se reconheceu na Constituição de 1988 que a educação em creches e pré-escolas é um direito da criança e um dever do estado, passou-se a discutir com mais freqüência a questão da avaliação na educação infantil. Além disso, a atribuição da função de educar (além de cuidar) à educação infantil gerou discussões sobre a avaliação neste nível de ensino. Acreditamos que o avaliador tem como função essencial a mediação como intervenção pedagógica desafiadora do papel de cada criança. Destacamos ainda neste artigo a grande importância do registro das avaliações durante o processo avaliativo, sugerimos então a elaboração pelo professor de relatórios de avaliação, pois estes representam a análise e a reconstituição da situação vivida pela criança na interação com o professor. Representam, ao mesmo tempo, reflexo, reflexão e abertura a novos caminhos possíveis. Ao concluir afirmamos que de que ainda há muito que se discutir a respeito da avaliação da aprendizagem da criança na educação infantil, por se tratar de um tema de grande relevância e de igual amplitude de informações.


Palavras-chave


Educação Infantil, Avaliação, Aprendizagem

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