Submissões

Submissões On-line

Já possui um Login/Senha de acesso ao Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A Inscrição, preenchendo o cadastro para criar seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e verificar a etapa de submissões.

 

Normas de submissão para o/a autor/a

Prezad@ congressista
A submissão de trabalhos para o X Congresso Goiano de Ciências do Esporte e XI Congresso de Educação Física será feita no formato Resumo Simples (5.000 caracteres, para apresentação no formato Pôster). Não haverá apresentação de comunicação oral.

O período de submissão de trabalhos é de 15 a 21 de abril de 2019. A previsão de divulgação dos textos aprovados é de 08 a 10 de maio de 2019.

Limite de trabalhos que o evento aprovará: 40 resumos. O limite será preenchido de acordo com os critérios de avaliação e desempate constantes no item 6 Critérios de Avaliação.

Leia atentamente as Diretrizes de Submissão antes de enviar seu trabalho pelo SOAC (Sistema Online de Apoio a Congressos). Não se esqueça de acessar o TEMPLATE (modelo de arquivo a ser enviado) para a estruturação de seu texto.

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DO TRABALHO NA PLATAFORMA SOAC

1. @ autor@ que fará a submissão do trabalho deverá estar cadastrado na Plataforma SOAC-CBCE. Se já tiver cadastro, basta acessar com seu login e senha. Caso ainda não tenha o cadastro acesse o link http://congressos.cbce.org.br/index.php/10congoce/10congoce/user/account. No momento de fazer o cadastro não esquecer de habilitar a função "Autor".

2. Tendo o cadastro @ autor@ deve fazer o seu LOGIN no Sistema. Ao entrar estará na sua PÁGINA DE USUÁRIO.

Possibilidade 1:
Se não aparecer o "X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO" na sua sua lista de "Meus Congressos", terá que, primeiro, vincular o congresso com o seu cadastro. Para isso os passos são:
- CLICAR em "SOAC" no menu superior.
- Abrirá a lista atual de Congressos. Selecionar "X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO". Abrirá a página específica desse evento.
- Na coluna da esquerda, clicar em "Meu Perfil". Conferir os dados do cadastro e não esquecer de, ao final, clicar nas opções LEITOR e AUTOR. Depois clicar no botão SALVAR. Abrirá a página do Congresso, agora com a opção de "Nova Submissão".

Possibilidade 2:
Se aparecer o "X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO" na sua sua lista de "Meus Congressos", mas não aparecer a função AUTOR, terá que habilitar essa função no seu cadastro nesse congresso específico. Para fazer isso os passos são:
- clicar no link "Meu Perfil" que fica na coluna da esquerda, logo abaixo do login de usuário. Abrirá uma página com os dados do cadastro.
- Nessa página, ao final, deve atualizar os dados do cadastro e habilitar a função AUTOR. Não esquecer de clicar no botão "SALVAR".
- Feito isso já na PÁGINA DO USUÁRIO, no evento X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO, terá que clicar no link "[Nova submissão]" para iniciar o processo.

3. O processo de submissão envolve um procedimento de 5 passos (1. INÍCIO, 2. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO, 3. INCLUSÃO DE METADADOS, 4. CONFIRMAÇÃO):
- Passo 1: Terá que: conferir todos os itens do chek list preparatório e observar as informações sobre direitos autorais.
- Passo 2: Nesse momento @ autor@ que está realizando a submissão deverá fazer o upload (anexar) do trabalho completo, seguindo a estrutura do TEMPLATE, inclusive com a identificação d@s autor@s.
- Passo 3: É o momento de incluir os METADADOS, isto é, colocar as informações d@s autor@s, assim como colocar os dados do título e dos resumo informativo. @ autor@ que está fazendo a submissão deve ter o cuidado de preencher todos os campos. Para que um novo autor seja cadastrado, deve-se clicar no botão "Incluir Autor", até que todos os metadados estejam devidamente presentes. É muito importante que TOD@S @S AUTOR@S estejam corretamente cadastrados nos metadados, pois isso tem implicações na elaboração da programação e dos certificados.
- Passo 4: O último passo se refere a uma conferência final dos arquivos anexados/postados. Se estiver tudo de acordo com as orientações/diretrizes, basta clicar no botão "Concluir Submissão". O cadastro será enviado para a Coordenação Científica, para que este observe o atendimento às normas e desenvolva o processo avaliativo.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO SIMPLES

1 Resumo Simples/Pôster

1.1 Os textos inscritos para o X CONGOCE/XI CONEF serão no formato de Resumo Simples. Poderão ser resultado de pesquisa científica (concluída ou em andamento) e/ou de relato de experiência. Serão apresentados no formato Pôster.

1.2 Cada autor@ poderá inscrever/submeter somente um trabalho e poderá configurar como coautor@ em outros trabalhos.

1.3 O resumo simples pode ser escrito em português, inglês ou espanhol e deverá conter exclusivamente texto.

1.4 Não serão aceitos: a) resumos simples com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador); b) resumos com a simples descrição de projeto ou a intenção de texto; c) resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa; d) resumo de revisão bibliográfica; e) textos que não se caracterizem como pesquisa científica ou relato de experiência; f) resumo com tabelas, gráficos, fotos e/ou imagens de qualquer gênero.

1.5 Autoria de resumos simples com até 3 (três) autor@s, ao menos 1 (um) autor@ deve realizar sua inscrição para concretizar a submissão. Autoria do resumo simples com 4 (quatro) a 6 (seis) autor@s, ao menos 2 (dois) devem realizar sua inscrição para concretizar a submissão.

1.6 Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o resumo não seja aprovado.

2 Para a formatação do texto

2.1 O Resumo Simples deve ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. Usar tamanho 14 apenas para o título (e suas respectivas traduções) e tamanho 11 para notas de rodapé e citações com mais de três linhas.

2.2 O Resumo simples deve conter os seguintes elementos: título (e suas respectivas traduções); autoria, vínculo institucional e endereço eletrônico; palavras-chave (no máximo três); introdução e demais elementos textuais em que se apresentem justificativa, objetivos, base teórica, metodologia e análise/discussão; considerações finais; referências e informações de financiamento do trabalho (quando houver). A exigência desses elementos (como base teórica e análise/discussão) pode ser flexibilizada se o trabalho for resultado de Relato de Experiência.

2.3 O espaçamento entre linhas é de 1,5 (sem espaçamento entre os parágrafos). O deslocamento é de 1,25 cm na primeira linha.

2.4 A margem superior é de 4 cm e as margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.

2.5 A extensão máxima para os textos é de 5.000 caracteres, contando espaços e todos os elementos requeridos no item 2.2. Para contar os caracteres, utilizar no Word, item Ferramentas/Revisão, a opção Contar Palavras.

3 Da ordem e da forma de apresentação dos elementos necessários ao Resumo Simples

O modo de apresentação do Resumo Simples deve, em sua página inicial e subsequentes, adotar OBRIGATORIAMENTE a seguinte ordem:

3.1 Título informativo e conciso em português (ou na língua em que o artigo será submetido) – centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.2 Título em inglês (com exceção para textos submetidos nesse idioma; nesse caso, utilizar título em português) – centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.3 Título em espanhol (com exceção para textos submetidos nesse idioma; nesse caso, usar título em português) – centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.4 Nomes de autor@s – centralizados, em caixa baixa, seguido de vínculo institucional; endereço de e-mail deve ser utilizado na próxima linha; usar duas linhas para cada autor@.

3.5 Palavras-chave em português (ou na língua em que o trabalho for submetido) – inserir três termos, em itálico e separados por ponto e vírgula. Recomendamos a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em: http://decs.bvs.br.

3.6 Elementos textuais (corpo do resumo) – deve seguir a estrutura correspondente com introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas. Os subtítulos das seções devem ser digitados em caixa alta e alinhados à esquerda, sem qualquer numeração. Obs: Não utilizar negrito para nenhuma forma de destaque ao longo do texto.

3.7 Referências – nomes d@s autor@s devem ser abreviados e os destaques em itálico ao invés de negrito; entre uma e outra referência deve ser utilizado um espaçamento simples. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.:http://www.cbce.org.br) devem estar ativos para clicar. Obs: A exatidão e a adequação das referências que tenham sido consultadas e mencionadas no texto são da responsabilidade d@s autor@s. Acesse aqui o TEMPLATE do X CONGOCE/XI CONEF para verificar exemplos de como citar as referências. Clique nesse link para baixar o template.

4 Informações complementares para notas de rodapé e financiamento

4.1 As notas contidas no Resumo Simples devem ser indicadas com algarismos arábicos e de forma sequencial, imediatamente após a frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente; usá-las apenas como referência nos mesmos moldes do texto e inseri-las em sua forma completa apenas nas Referências, ao final do texto. Agradecimentos poderão ser mencionados sob a forma de nota de rodapé.

4.2 Informações oriundas de comunicação pessoal, textos em andamento e não publicados podem ser incluídas em notas de rodapé na página onde forem citadas, mas não devem ser listadas nas referências.

4.3 É obrigatório informar no texto, sob a forma de nota de rodapé (no título do texto, na primeira página) e no Passo 2: Metadados da Submissão, no campo específico Agências de Fomento (no canto inferior da página de submissão) todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento, edital e número do processo. Caso a realização do trabalho não tenha utilizado nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação, tanto no campo indicado acima quanto no texto (como nota de rodapé na primeira página): O presente texto não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização. Nos textos que declararem algum tipo de apoio financeiro essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.

5 Preparação e Apresentação de Pôster

5.1 O aut@r ou coaut@r deverá confeccionar, transportar e pendurar seu pôster. Tamanho do pôster 1,00 m de largura x 1,20 m de altura, com cordão para pendurar.

5.2 O pôster é uma apresentação visual. A fonte utilizada deve permitir a leitura em, pelo menos, 2,00 m de distância.

5.3 Deve conter: título (idêntico ao trabalho submetido); nome(s) do(s) autor(es) (idêntico ao trabalho submetido); instituição do(s) autor(es); introdução; metodologia; resultados e discussão; considerações finais ; referências bibliográficas; apoio financeiro (quando houver). Podem constar imagens, fotos ou tabelas, desde que façam parte da pesquisa realizada e se adequem à descrição do pôster.

5.4 O aut@r ou coaut@r do pôster deverá dependurá-lo em local informado pela Comissão Organizadora do Evento, às 8 h do dia 24 de maio de 2019. E estar presente durante a sessão de avaliação, no dia 24 de maio de 2019 às 11:00 horas. De acordo com a disponibilidade do(s) aut@r ou coaut@r o pôster poderá ficar dependurado até às 12:00 horas do dia 25 de maio de 2019.

5.5 Durante a sessão de pôster um avaliador passará em cada pôster e solicitará a assinatura do autor-apresentador. O certificado de apresentação somente será emitido e o trabalho será publicado mediante a assinatura do autor-apresentador. Não serão aceitas quaisquer outras formas de comprovação de presença, tais como fotos, depoimentos, filmagens, etc.

5.6 Não será permitido:
- o uso de retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos;
- utilizar aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão;
- apresentação oral e performática;
- apresentação por não autores;
- apresentação em data, local ou horários diferentes dos programados.

6 Critérios de avaliação

As avaliações dos trabalhos no X CONGOCE/XI CONEF estarão baseadas nos seguintes critérios:
I. Relevância/originalidade do tema (0 a 2 pontos);
II. Adequação teórico-metodológica aos objetivos propostos (0 a 2 pontos);
III. Qualidade da análise dos dados e dos resultados (0 a 2 pontos);
IV. Coerência e alcance das conclusões (0 a 2 pontos);
V. Qualidade da redação e organização do texto (0 a 1 pontos).
VI. Pertinência entre tema do trabalho e escopo do evento (0 a 1 pontos).
Critério de desempate: maior nota no critério I, maior nota no critério II e assim sucessivamente.

Em caso de empate nas notas finais serão considerados, em ordem, como critérios para desempate maior nota no critério 1 na avaliação do resumo; maior nota no critério 3 e maior da nota no critério 2 na avaliação do resumo.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra Congresso; caso contrário, justificar em "Comentários ao Coordenador"
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está formatado "dentro" do TEMPLATE e segundo as diretrizes do evento. Acesse aqui o TEMPLATE do X CONGOCE/XI CONEF.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem trabalhos a este Congresso aceitam os seguintes termos:

a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à Congresso disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial neste Congresso.

b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revisada em uma revista, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial neste Congresso.

c) Autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou no sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a Congresso.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados neste congresso serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Aguardamos tod@s! Até breve!