Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte / XII Congresso Espirito Santense de Educação Física

Tamanho da fonte: 
CARACTERISTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER
Diego de Sousa Mendes, Arthur Franco e Silva, Carla Monteiro Souza, Galdino Rodrigues de Sousa, Moacir Costa do Prado, Rodrigo Augusto Resende Morais, Taise Giarola Barbosa

Última alteração: 2012-08-18

Resumo


Em 2011 se iniciou no Twitter uma campanha que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol. O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa que investigou como são os debates públicos sobre fatos esportivos no Twitter. Para tal, analisamos 725 postagens e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

Texto completo: PDF