Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte / XII Congresso Espirito Santense de Educação Física

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO QUESTIONÁRIO DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Régis Alexsandro Taveira

Última alteração: 2012-08-15

Resumo


O juízo e a interpretação do professor sobre os processos sociais decorridos nas situações de ensino-aprendizagem são formulados a partir de seu conhecimento e experiência pessoal. O objetivo deste estudo é a construção de um instrumento com características de registro similares ao VOI (E.U.A.), adaptado para o contexto brasileiro, tendo como base as concepções pedagógicas da Educação Física brasileiro. Pesquisa qualitativa e se desenvolveu mediante piloto, contendo116 itens referentes às concepções pedagógicas, por especialistas da área de didática e prática da educação física de 3 universidades federais. Os resultados possibilitam construir o instrumento nos colocando em reflexão ao referencial teórico proposto e as assertivas construídas na possibilidade de sua utilização na prática pedagógica.

Texto completo: PDF