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A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Douglas Franco Espolador

Última alteração: 2012-08-15

Resumo


Historicamente, muitas parcelas da população brasileira foram excluídas do direito à educação por diversos fatores. De acordo com o documento da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) o termo necessidades educativas especiais não está apenas ligado à pessoa com deficiência, mas a qualquer pessoa que, independente do motivo, idade, origem, raça, cor, condições físicas, intelectuais ou sociais teve negado o direito à educação. Nesse sentido, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) torna-se uma oportunidade de inclusão e permanência de pessoas jovens e adultas com necessidades educativas especiais fora da faixa etária obrigatória na escola, permitindo-as retomar os estudos e se qualificar profissionalmente. Sendo assim, o presente estudo objetiva discutir a temática da inclusão de Jovens e Adultos com necessidades educativas especiais nas turmas de EJA.

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