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DESENVOLVIMENTO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Maria de Fátima Ferreira Vasconcelos, Pedro Humberto Faria Campos

Última alteração: 2018-09-11

Resumo


O presente estudo teve como proposta investigar a Representação Social de Desenvolvimento Infantil elaborada por professores de Educação Física escolar com a intensão de compreender como estes organizam sua prática. Buscou-se analisar a relação existente entre a Representação Social, as atividades realizadas nas aulas de Educação Física e a utilização do conhecimento da prática psicomotora como ferramenta para a promoção do desenvolvimento do aluno. Para alcançar o objetivo foi realizado o estudo da Representação Social de Desenvolvimento Infantil por professores de Educação física. Em uma das etapas deste estudo, foram aplicados questionários a professores de Educação Física, atuantes em escolas públicas e privadas e os dados inicialmente coletados foram tratados por métodos de análise segundo a abordagem estrutural: software EVOC. Tal análise nos indica que os elementos presentes e prováveis constituintes da representação social objetivada são as palavras: Psicomotricidade, ludicidade, desenvolvimento motor e movimento. Estes elementos podem ser indicados como prováveis organizadores desta prática. Segundo os sujeitos pesquisados, a Psicomotricidade, compreende um campo de conhecimento constituído em uma prática específica que promove interferência no desenvolvimento dos aspectos formadores da criança de forma integrada: social, afetivo, cognitivo e motor. A ludicidade apresenta uma característica de promoção da ação com interferência do prazer e interação, portanto ativação das redes neuronais responsáveis pela organização emocional, social, motora e cognitiva. O movimento corporal por sua vez é estruturante da organização psíquica do indivíduo, pois como vimos o desenvolvimento infantil se inicia eminentemente por meio da experimentação corporal para atingir a capacidade de abstração. Estes elementos trazem em seus conceitos argumentos estruturantes de uma prática que garante a promoção de estímulos importantes para o desenvolvimento integral da criança. Sendo a Psicomotricidade e o movimento os elementos mais presentes no discurso espontâneo dos sujeitos sugere que os professores de Educação Física pensam em sua prática apresentando indícios de ampliação no que tange ao conhecimento teórico do desenvolvimento infantil, uma vez que a Psicomotricidade é o campo de conhecimento que oferece instrumentos necessários para promoção do desenvolvimento integral por meio do movimento. No entanto cabe ressaltar que a presença do elemento desenvolvimento motor ainda é muito forte, no discurso dos sujeitos, entendendo este motor como referência a este aspecto do desenvolvimento especificamente sugerindo que os demais aspectos são estimulados como se em decorrência do estímulo motor. Tais observações nos levam a concluir que, os professores de educação física entendem a possibilidade de promoção do desenvolvimento integral do aluno por meio dos movimentos em consonância com os pressupostos teóricos da Psicomotricidade, no entanto este conhecimento ainda é superficial, pois o desenvolvimento motor ainda aparece como elemento característico desta prática em detrimento aos demais aspectos, deste modo em contradição à proposta de desenvolvimento integral.
Palavras chaves: Educação Física Escolar, Desenvolvimento Infantil, Representações Sociais.
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Palavras-chave


Educação Física Escolar, Desenvolvimento Infantil, Representações Sociais.

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