Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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APRENDIZADO E MUITA DIVERSÃO: REFLETINDO SOBRE A INSERÇÃO DO ESPORTE DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jéssica Karina Silva Ferreira, Israel Martins da Silva

Última alteração: 2018-09-04

Resumo


Esse relato tem como objetivo tratar da inserção dos esportes de aventura na educação infantil, nas aulas de educação física escolar, apresentando possibilidades de intervenção com materiais alternativos e buscando fornecer subsídios para pensarmos uma abordagem da educação ambiental. Nosso foco foi estimular nos alunos o fortalecimento dos valores éticos e de preservação do meio natural de forma consciente e significativa para o aprendizado e desenvolvimento das crianças. O diálogo entre criança e educação ambiental na escola é necessário visando superar o apelo tecnológico tão forte e presente nos dias de hoje, onde as crianças cada vez mais cedo têm acesso aos celulares, tablets entre outros dispositivos. As práticas exploradas nas aulas foram: escalada, rapel, arvorismo e tirolesa. E os materiais alternativos utilizados foram: cordas; cabos de vassoura; palete; parafusos; 10 pneus de carro e 20 pneus de moto usados; roldanas e cadeirinha de balanço. Com estes foi possível construir uma parede de escalada e obstáculos diferenciados de arvorismo. Embora a estrutura não fosse a ideal, foi possível viabilizar, por meio de materiais alternativos, a construção de equipamentos que proporcionassem a vivência das práticas físicas de aventura na natureza e que primassem, principalmente, pela segurança dos alunos, tornando-se adequados. De acordo com Soler (2003) muitos profissionais alegam que sem recursos materiais adequados não há condições para a preparação e desenvolvimento de aulas significativas, entretanto concordamos com Bento (1998) quando diz que, a falta de estrutura física e material não pode justificar o trabalho pedagógico descompromissado. Mesmo em condições relativamente simples, podemos explorar possibilidades dentro das condições matérias e sociais apresentadas no contexto da escola sendo possível ensinar aos alunos novos conteúdos e estimular sua curiosidade. O resultado do esforço, pesquisa, dedicação e realização desse projeto na escola, em uma das instituições de educação infantil, foi tão positiva e surpreendente, que a Secretaria de Educação Esportes e Lazer do município resolveu abordar essa temática nos Jogos Mirins 2017 da rede municipal de ensino. Os Jogos Mirins é um evento criado pelos profissionais de educação física, especialmente, para a educação infantil, trata-se de uma ação pedagógica que tem por objetivo estimular, por meio da prática esportiva, a integração e socialização entre os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI. Participaram da edição 2017, 15 escolas, respectivamente, 1200 alunos. Esse ano o trabalho continua e a previsão é que os Jogos Mirins aconteçam em setembro de 2018. O processo de inserção dessas práticas na escola foi muito satisfatório e ao mesmo tempo, extremamente desafiador. Satisfatório porque as crianças foram apropriando-se dos conteúdos e criando grandes expectativas com relação a realização das atividades propostas em aula. Essa expectativa em participar, vivenciar e se superar foi muito positiva para elas e, consequentemente, também repercutiu de forma significativa para o alcance dos objetivos propostos. Desafiador por três fatores principais: dificuldade financeira e carência de materiais adequados; primeiro contato profissional com esse conteúdo na escola; e o fator da segurança e prevenção de acidentes. A fim de sanar essas dificuldades e viabilizar a realização e construção dos espaços e instrumentos necessários para a tematização dessas práticas no ambiente escolar, optamos por buscar cursos na área (COIMBRA, 2006) e se apropriar de materiais alternativos, primando sempre, pela segurança dos alunos.

Palavras-chave


Educação Física Escolar. Esportes de Aventura. Educação Infantil.

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