Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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FATORES MOTIVACIONAIS ENVOLVIDOS NA CANOAGEM VELOCIDADE.
João José De Oliveira Cesário, Stefanny Batista dos Santos, Thales Teixeira Bianchi

Última alteração: 2018-09-12

Resumo


Introdução: Quando estudamos a motivação no esporte podemos auxiliar técnicos e treinadores a diminuir a evasão no esporte e também para que usem dela para conseguirem manter ou melhorar o desempenho de seus atletas, segundo INTERDONATO et al. (2008) os jovens se envolvem nas práticas em busca do divertimento, prazer e alegria. O Brasil é um país tropical que possui uma abundância de rios, lagos e represas, sendo um ambiente ideal para a prática de canoagem. A canoagem velocidade está em constante crescimento no Brasil em virtude dos resultados expressivos obtidos recentemente por atletas brasileiros em competições internacionais. (NAKAMURA, 2003). Na Olimpíada de 2016 sediada na cidade do Rio de Janeiro, um atleta brasileiro conquistou três medalhas na canoagem velocidade, duas na canoa individual (prata nos 1000 metros e bronze nos 200 metros) e uma medalha de prata na canoa coletiva (C2 1000 metros), sendo o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas nos jogos Olímpicos, ganhando pódio em todas as provas em que disputou. Objetivos: Identificar as motivações dos atletas de canoagem relação a sua inserção e continuidade na prática. Descobrir o perfil dos membros de comissão técnica e coletar as opiniões sobre o porquê a canoagem não ser um esporte tão difundido no Brasil. Metodologia: De acordo com Richardson (1999) esta pesquisa tem o viés quantitativo, pois como cita o autor a pesquisa quantitativa é caracterizada pelo emprego da quantificação dos dados coletados. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário aplicado em atletas e membros de comissão técnica participantes da “Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude 2018”, evento ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2018 na cidade de Muzambinho - MG. Participaram da pesquisa 14 atletas e 10 treinadores. Fundamentação teórica: A canoagem como meio de locomoção aquática, vem sendo utilizada desde os tempos pré-históricos como instrumento de caça e fuga de predadores (LEMOS; PRANKE; TEIXEIRA, 2007). Com o desenvolvimento tecnológico a canoagem modernizou e tornou-se um esporte olímpico (KRONHARDT, 2002). De acordo com Weinberg e Gould (2001), a motivação é um conceito que deve ser utilizado para compreender o complexo processo que coordena e dirige a direção e a intensidade de esforço dos seres humanos, o que torna, fundamental que técnicos e dirigentes esportivos reconheçam os fatores intervenientes no processo motivacional de seus atletas. Considerações Finais: Contudo, pode se concluir que a motivação intrínseca é fator determinante para que o atleta ou aluno permaneça na Canoagem. Os treinadores podem usar a motivação para evitar a evasão de atletas e também para manter ou melhorar desempenho. Quando estudamos os perfis dos membros da comissão técnica das delegações da canoagem é visível que poucos têm uma formação continuada na modalidade. De acordo com ROSADO e MESQUITA (2007), a necessidade de treinadores qualificados tem crescido de forma exponencial na nossa sociedade, contrariando a crença geral de que qualquer um pode ser treinador. É de se destacar que segundo os treinadores a canoagem é pouco difundida no Brasil por pela baixa divulgação midiática e também pela baixo nível de incentivo e investimento. SANTOS et al. (1997) fala em seu trabalho que o futebol concentra praticamente toda a atenção dos brasileiros, as outras modalidades recebem cobertura marginal da mídia. Alguns esportes amplamente praticados em outros países, são elitizados no Brasil e não vemos ações para reversão desse quadro e desenvolvimento de outras modalidades esportivas.

Palavras-chave


Canoagem; Motivação; Esporte; Atletas; Comissão Técnica.

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