Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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SABERES PROFISSIONAIS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE INGRESSANTES DA GRADUAÇÃO
Thais Lopes Leite, Murilo Nazário

Última alteração: 2018-09-12

Resumo


A Educação Física oferece dois itinerários de formação: licenciatura e/ou bacharelado. Ao entrar no curso, o aluno se depara imediatamente com essa escolha. A questão é: o que faz com que o aluno escolha a Educação Física e área em que deseja se profissionalizar? Esse tipo de decisão surge de uma hora para outra? Ou existem motivos para essa escolha? Quais são eles? Que sentimentos lhe faz escolher a Educação Física como profissão? Quantas histórias estão por trás dessa escolha? Assim, esse estudo organiza-se no campo das discussões sobre a formação inicial em Educação Física e assume como questão: quais os saberes que os alunos trazem consigo anteriormente ao ingresso no curso de Educação Física? Os saberes dos ingressantes compreende-se como as estruturas simbólicas que o aluno traz consigo, como representações de mercado, experiências na área e/ou afinidade profissional. À medida que esse graduando percorre os períodos da formação inicial, ele tem a possibilidade de ampliar seu conhecimento em relação à Educação Física. Isso se deve ao encontro com outros saberes, expressos por disciplinas, estágios, congressos e no convívio com outros pares. A perspectiva lançada sobre a estrutura denominada de saber está classificada por tipologia, com base no referencial teórico utilizado. Assim definidos: disciplinares, curriculares, profissionais e experienciais. Dessa forma a pesquisa em questão está dividida em dois momentos, no primeiro, inspirados pelas pesquisas do tipo estado do conhecimento mapeou-se a produção cientifica sobre a temática na plataforma www.scielo.br a partir da utilização dos seguintes descritores: formação inicial na Educação Física, ingressantes no curso de Educação Física e saberes na Educação Física. Sendo selecionados os textos mais relevantes no sentido de aproximação dos temas, com isso chegou-se ao seguinte corpus de pesquisa: 19 Artigos. Os resultados indicam que houve um pico de produção no ano de 2014 em comparação aos anos anteriores. Sinalizam também a consolidação do interesse de grupos ou autores em pesquisas sobre a presente temática. Essas pesquisas têm sido publicadas em diferentes periódicos, com destaque para a RBCE, ou seja, ela revista tem contribuído de modo significativo para a circulação da produção e os autores a percebem como lugar de compartilhamento de estudos referentes ao tema. A maior parte dos artigos estão organizados em formato de produção original, condição que indica uma maior preocupação dos pesquisadores da área em realizar estudos de campo. Com isso, as metodologias predominantes nas pesquisas analisadas foram os métodos qualitativos, denominados de estudo de caso, dada as particularidades que envolvem o objeto. E como instrumentos de coleta de dados é recorrente o uso da observação participante, as entrevistas e analises documental. Por fim, é possível organizar essa produção em categorias temáticas sendo elas: saberes disciplinares, curriculares, profissionais e experienciais. Condição que reatualizar o entendimento da obra de Tardiff, para colaborar na compreensão da constituição do ser professor e consequentemente de Educação Física. Esses resultados iniciais contribuirão para a segunda fase, na qual será realizada uma entrevista com os ingressantes do curso de Educação Física da Universidade Vila Velha, a fim de compreender os saberes e os modos como compreendem a atuação e formação nessa área de conhecimento.

Palavras-chave


Formação Inicial na Educação Física; Ingressantes no curso de Educação Física; Saberes na Educação Física.

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