Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
TREINAMENTO EM ATLETISMO, CORRIDA E CAMINHADA ORIENTADA COMO UM MEIO DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Ana Karoline Rodrigues Santana, Florence Faganello Gemente

Última alteração: 2017-01-23

Resumo


Ana Karoline Rodrigues Santana
Graduanda em Licenciatura em Educação Física
Faculdade de Educação Física e Dança/UFG
aninhah785@gmail.com

Flórence Rosana Faganello Gemente
Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias/UNESP
Faculdade de Educação Física e Dança/UFG
florencefaganello@gmail.com

Palavras-chave: Extensão, Atletismo, Qualidade de Vida


Introdução

Quando falamos em qualidade de vida, em termos de práticas corporais, não estamos falando apenas do indivíduo enquanto ser biológico e fisiológico, composto por ossos e músculos capaz de desenvolver habilidades motoras, mas também falamos do homem enquanto ser social, cultural, histórico, construído a partir de vontades e sonhos, dotado de identidade própria e características específicas e individuais. Falamos do homem na sua totalidade, levando em consideração os aspectos psicológicos, sociológicos e não somente biológicos. (ASSUMPÇÃO; MORAIS; FONTOURA, 2002).
A qualidade de vida está diretamente relacionada à busca de uma vida mais saudável e da melhora de todas as áreas da vida cotidiana, seja no trabalho, na escola/universidade, na convivência com outras pessoas, na administração de tarefas e o cumprimento delas. Ao buscar essas práticas corporais para ter maior qualidade de vida, em sua maioria, as pessoas buscam realizar algum tipo de atividade física para ter uma vida mais ativa. Muitas pessoas encontram a sua satisfação pessoal nas práticas de corrida e caminhada e entendendo essa demanda como algo importante, a Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD- UFG), desenvolve um projeto de extensão em atletismo, corrida e caminhada orientada, aberto para a comunidade para contribuir com a melhora da qualidade de vida da comunidade interna e externa da UFG.
O presente trabalho é importante para mostrar, de forma geral, as vantagens da prática periódica de atividades físicas e de forma específica, os benefícios que o treinamento em atletismo, a corrida e a caminhada orientada podem proporcionar para se alcançar objetivos de uma melhora do bem-estar.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados alcançados no projeto de extensão em treinamento esportivo, corrida e caminhada orientada, que é realizado na pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG), o qual tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal e a busca por qualidade de vida da comunidade interna e externa da UFG.


Metodologia

No presente trabalho foi feito um levantamento com os alunos participantes das atividades desenvolvidas na pista de Atletismo da FEFD sobre os motivos que as levam a buscarem atividades físicas, e principalmente, o porquê da escolha pela corrida e caminhada periódica. Esse levantamento foi feito através de diálogo com os alunos após as aulas, no qual a monitora buscou identificar, os aspectos positivos e negativos que os alunos tinham para relatar sobre a aula. Os treinamentos acontecem três vezes por semana, das 17h às 19h 30m, com prescrições de treinos que variam de 60 a 90% da intensidade máxima da corrida, incluindo exercícios funcionais que trabalham força, agilidade, coordenação motora e flexibilidade, alternando com atividades realizadas na pista e na piscina. Também são passados educativos que auxiliam na melhoria da biomecânica da corrida. As planilhas de treinamento são elaboradas considerando as capacidades físicas de cada aluno.

Resultados

Durante a prática desenvolvida, os alunos tiveram grandes avanços na vida pessoal. Uma das alunas do projeto que faz doutorado na UFG e passa todo o dia estudando, relata que só consegue dormir melhor quando participa do projeto ao fim da tarde. Outro aluno, que cursa Engenharia Civil, tinha excesso de peso, perdeu peso com o auxílio das atividades realizadas no projeto, conta que precisa correr pelo menos meia hora no dia dos treinos para descontrair e afirma:

Preciso vir correr um pouco porque se eu não vier me sinto mais cansado, estressado e não durmo direito (Aluno 2).

Essas relações da vida social e psicológica, que melhoram com a prática da corrida e caminhada periódica estão vinculadas a elementos corporais que desencadeiam processos fisiológicos que geram aumento da sensação de conforto e bem-estar após as atividades. Segundo Watanabe (2003, p.57, apud SOUSA, 2012, p. 27):

A atividade física pode ser considerada atualmente o mecanismo mais importante para se alcançar o equilíbrio interno do organismo, pois sua prática regular estimula o cérebro a produzir uma series de substâncias químicas, entre elas, a endorfina e a serotonina, que proporcionam efeitos analgésicos, relaxante, antienvelhecimento, entre outros.

Isso comprova a eficácia que as atividades físicas ocasionam no organismo e como o exercício físico diário pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Matsudo e Matsudo (2000, apud ASSUMPÇÃO; MORAIS; FONTOURA, 2002, p. 2) colocam em destaque que há aspectos que melhoram com atividade física, bem como:

A diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade.
Outra constatação foi a percepção de que o interesse dos alunos na prática não está relacionado ao treinamento de alto rendimento, até mesmo daqueles alunos que buscam o treinamento em atletismo, e sim, a busca por um melhor condicionamento físico, por estética e para o desenvolvimento das habilidades corporais.
Os alunos também afirmaram que estão no projeto para se relacionarem com outras pessoas, em um lugar que favoreça a socialização e a prática de um exercício factível e inclusivo, contribuindo para a melhoria da autoestima, baixa do estresse, ansiedade e dos princípios de depressão, refletindo diretamente na vida social. A ausência de grandes desgastes físicos propicia o aumento da sensação de bem-estar e a partir dos relatos dos participantes é possível constatar que os objetivos dos mesmos estão sendo alcançados de acordo com as suas individualidades.

Conclusão

Nota-se que as pessoas buscam a melhoria do seu bem-estar e o fazem, em sua grande maioria, através de uma prática corporal que auxilie na aquisição de capacidades e habilidades que acabam gerando uma satisfação pessoal que reflete em todas as outras áreas da vida. Essas práticas corporais estão vinculadas com o processo fisiológico que elas causam no organismo, bem como a produção de hormônios e um maior gasto energético, que proporciona o emagrecimento, o ganho de massa muscular, a diminuição de dores e lesões causadas pelo sedentarismo, entre outros. Mas não somente isso. Através da atividade física, o indivíduo tem uma maior interação social fora dos ambientes que geralmente causam desconfortos, como por exemplo, no trabalho, ocasionando a diminuição dos níveis de estresse e dos princípios de depressão, melhora efetiva do sono, e redução da ansiedade, tensão e sensação de cansaço.
A partir das afirmações dos participantes do projeto de Atletismo e Corrida e Caminhada Orientada, podemos observar que a procura dos alunos por atividades físicas e pela predominância da escolha pela corrida e caminhada é relacionada à busca da melhora da saúde e das habilidades corporais, e não possui ligação com o desejo de busca por treinamentos de alto-rendimento do Atletismo. Além disso, com as avaliações periódicas realizadas no projeto e com os relatos dos participantes, evidenciamos que eles estão tendo melhoras no condicionamento físico e na sensação de bem-estar na vida cotidiana.


Referências

ASSUMPÇÃO, Luís Otávio Teles; MORAIS, Pedro Paulo de; FONTOURA, Humberto, Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida, Universidade Católica de Brasília, 2002.

SOUSA, Cláudia Bonacini de, Os benefícios das práticas corporais com influência no nível de ansiedade das mulheres em tratamento de dependência química residentes na fazenda São Jorge em Araranguá-Sc, Trabalho de conclusão de curso (Bacharel no Curso de Educação Física) – Curso de Educação Física, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciuma-SC.