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A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS/OS SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Bruno Rodrigues Pereira, Isabella Jacob Voltarelli

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS/OS SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Bruno Rodrigues Pereira
Acadêmico de Educação Física
Faculdade de Educação Física e Dança/UFG
bxrxp@hotmail.com

Isabella Jacob Voltarelli
Acadêmica de Educação Física
Faculdade de Educação Física e Dança/UFG
Isabella_jacob.v@hotmail.com

Ana Paula Salles da Silva
Doutora em Educação Física
Faculdade de Educação Física e Dança/UFG
aninhasalless@msn.com

A pesquisa teve como objetivo geral verificar a percepção de acadêmicas/os sobre a formação inicial com a disciplina de Educação Física Adaptada/Inclusiva na formação em Educação Física. O presente estudo foi realizado através de uma revisão sistemática no banco de dados de Biblioteca de Digital de Teses e Dissertações (BDBT), com a palavra-chave “Educação Física Adaptada”, sendo identificados 101 trabalhos (teses e dissertações). Um segundo filtro foi adotado para identificar através do titulo, resumos e palavras-chave quais trabalhos tratavam da formação no ensino superior, sendo analisadas por fim duas dissertações e uma tese. Nas dissertações e na tese analisadas foram encontrados registros de analises de 201 acadêmicos que se posicionavam a cerca de sua formação inicial na Educação Física Adaptada. Durante as nossas análises correlacionamos as falas dos acadêmicos e dos autores das duas dissertações e da tese. As terminologias abordadas dentro dos trabalhos pelos discentes e autores se fazem corretas quando se pensa no momento histórico em que os trabalhos foram realizados, demonstrando conhecimento no trato dos termos. Destaca-se que mesmo com relatos dos discentes presentes nos três trabalhos serem positivos perante a disciplina de Educação Física Adaptada, é destacado por alguns sujeitos que deve ter uma maior carga horária de aulas práticas dentro da disciplina. Identificamos uma ausência na percepção dos acadêmicos a cerca do trato dos conhecimentos numa perspectiva interdisciplinar, o que não seria apenas uma modificação na carga horária da disciplina e sim uma reformulação na concepção do currículo dos cursos de Educação Física. Foi possível perceber que a formação dos estudantes em Educação Física ainda é bastante escassa em virtude da maioria dos acadêmicos não terem tido oportunidade de experiência na intervenção com as pessoas com deficiências, criando um abismo entre a teoria e a realidade social concreta.

Palavras-chave: Educação Física Adaptada; formação inicial; inclusão.