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A RECEPÇÃO DO TRABALHO DE NORBERT ELIAS FRENTE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Vinicius Machado de Oliveira, Juliano de Souza

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: Entre os séculos XIX e XX, em meio ao desenvolvimento das ciências sociais no campo acadêmico-científico, vinha ao mundo um dos sociólogos que talvez mais contribuiria para o pensamento clássico e contemporâneo da sociologia. Contudo, o legado teórico desse sociólogo não alcançaria apenas as ciências sociais, mas também influenciaria outras áreas como a própria Educação Física. Norbert Elias foi um dos sociólogos que mais se preocupou com o esporte em sua agenda de pesquisa, entretanto, teve problemas de recepção, o que contribuiu para um período de latência dos seus referenciais. Nesse particular, reconhecendo a importância do teórico para o campo da Educação Física, sobretudo de suas contribuições na área do esporte, esse estudo, tem por desiderato, compreender como tem se dado o processo de recepção do trabalho de Norbert Elias frente a produção de conhecimento no campo da Educação Física no Brasil. Encaminhamentos teórico-metodológicos: Esse resumo se caracteriza como uma apresentação do projeto em desenvolvimento de dissertação de mestrado e possui caráter teórico bibliográfico. A composição do trabalho está seccionado em quatro seções: [1] Norbert Elias: O Mozart da sociologia; [2] A teoria sociológica de Norbert Elias; [3] Condições sociais de divulgação do trabalho de Norbert Elias; [4] A recepção do trabalho de Norbert Elias no campo da Educação Física no Brasil. Cada um dos capítulos dentro de sua especificidade, tem por objetivo apresentar quem foi Norbert Elias, qual sua importância na tradição sociológica, qual o seu legado para os estudos sociológicos do esporte, quem foram os principais colaboradores responsáveis por transmitir o pensamento eliasiano, quais as iniciativas de divulgação do teórico no Brasil e como os referenciais que compõem a sua obra são mobilizados no campo da Educação Física. Para a elaboração do trabalho tem sido utilizado como material empírico, livros, artigos, dissertações e teses com o escopo atrelado aos referenciais do sociólogo, além de plataformas online com informações pertinentes a pesquisa. Resultados Esperados: Entre os resultados centrais da pesquisa, espera-se que seja possível identificar como se deu o processo de recepção do autor no campo da Educação Física, bem como, quais são os agentes envolvidos nesse processo.

Palavras-chave


Epistemologia da Educação Física

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