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A PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Diego Galdino França, Ademir Faria Pires

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: com o passar dos anos, é notável o estreitamento da relação entre universidade e programas de pós-graduação. Como fruto deste vínculo, tem-se a produção do conhecimento, dada pelo árduo trabalho dos participantes desses programas, que redigem artigos, dissertações e teses (DAOLIO, 1997). Com o aumento dessa produção, ocorre a necessidade de investigar o estado da arte que determinada área representa. Apresenta-se esta preocupação também no campo da educação física, especificamente a respeito da educação física escolar. Objetivos: a pesquisa objetivou categorizar a produção de teses e dissertações da área da educação física escolar produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação, no período de 1980 a 2016, a partir da proposta de Bracht et al. (2011). Metodologia: o estudo caracterizou-se como pesquisa bibliográfica. A seleção das IES e dos bancos de dados deu-se a partir dos cursos de mestrado e doutorado em Educação recomendados pela CAPES (2012), os quais apresentavam as produções disponibilizadas online e na íntegra, além de possuírem o enfoque na educação física escolar. Para coleta das produções, verificou-se a presença do termo educação física escolar no título, resumo ou palavras-chave. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo juntamente com a categorização proposta por Bracht et al. (2011). Resultados: no computo geral das produções, foram encontradas 171 que abordaram a temática educação física escolar, das quais 46 são teses e 125 são dissertações. Para categorizá-las, recrutamos as categorias: Fundamentação, Intervenção, Diagnósticos/descrições e Outros. Contudo, a categoria Outros não apareceu na categorização. Analisando as teses, sobrepujaram aquelas pertencentes à categoria Diagnósticos/descrições, contendo 27 estudos (58,7%). Em seguida, a categoria Fundamentação obteve 10 (21,7%) e a Intervenção, 9 (19,5%) produções. A categoria Diagnósticos/descrições permaneceu em primeiro lugar também nas dissertações, com 91 (72,8%) estudos no total. Em segundo lugar, localizou-se a categoria Intervenção, com 25 (20%) produções, seguida pela Fundamentação, com 9 (7,2%). Conclusões: o estudo buscou contribuir para o campo da educação física, relatando o que há produzido sobre a temática educação física escolar, bem como descortinando as lacunas ainda não preenchidas, que poderão ser extinguidas com novas pesquisas.

Palavras-chave


Produção de Conhecimento; Educação Física; Escola.

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