Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
LAZER, TENOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O USO DO CELULAR COMO POSSIBILIDADE DE ACESSO AO LAZER PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
Vania Lucia Girardi, Simone Rechia, Patricia Bozza

Última alteração: 2019-09-02

Resumo


Neste trabalho buscamos analisar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), através do uso do celular e do aplicativo whatsApp por um grupo de pessoas com deficiência intelectual para encontros e vivências de lazer na cidade de Curitiba, PR. Buscou-se responder através de alguns conceitos de Michael de Certeau, como o uso do celular, através do aplicativo whatsApp, pode interferir na autonomia e na acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual ao lazer. A metodologia foi qualitativa, exploratória com a mediação participante através de uma pesquisa-ação. Concluiu-se até o momento que as tecnologias utilizadas pelos participantes da pesquisa, interferiram de forma significativa nos processos de acessibilidade às informações e na autonomia para os que dela tiveram acesso.