Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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A EXPERIÊNCIA DE FLUXO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PARA/PELO LAZER POR MEIO DE ATIVIDADES DE AVENTURA
Érika Fernandes Almeida Arruda, Larissa Licero, Giuliano Pimentel

Última alteração: 2019-11-12

Resumo


Analisamos a vivência e a percepção de escolares do primeiro ano do ensino fundamental sobre atividades de aventura. Para tanto, foram analisados os relatórios de aulas e um questionário estruturado pelo método de foto-elicitação junto a 50 alunos(as) do Colégio de Aplicação Pedagógica. O material foi analisado à luz da teoria do fluxo, de Mihaly Csikszentmihalyi. Segundo os resultados, a Escalada é a atividade com mais coerência para produzir fluxo, o tipo de estado mental correspondente de total imersão na atividade. Skate é tido como o mais difícil de executar e, também, o mais relacionado ao lazer doméstico. Parkour é uma ginástica de aventura vista como agradável pelas crianças. Concluímos que há desigualdade entre a percepção dos alunos sobre a atividade e sua capacidade em facilitar a experiência de fluxo, sendo necessário ajustar o ensino para proporcionar aulas que proporcionem fluxo.
Palavras-chave: Atividades de lazer. Esportes de aventura. Psicologia do lazer.

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