Submissões

Submissões On-line

Já possui um Login/Senha de acesso ao Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A Inscrição, preenchendo o cadastro para criar seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e verificar a etapa de submissões.

 

Normas de submissão para o/a autor/a

Leia atentamente as Diretrizes de Submissão antes de enviar seu trabalho pelo SOAC (Sistema Online de Apoio a Congressos). Não se esqueça de acessar o TEMPLATE (modelo de arquivo a ser enviado) para a estruturação de seu texto. Em caso de dúvida, escreva para: sulbrasileirodecienciasdoesporte@hotmail.com

Período de submissões: até 31 de Maio de 2020

Para o X Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte haverá a possibilidade de envio de trabalhos em 3 categorias: a) Resumo Expandido, b) Resumo simples e c) Exposição de materiais didático-pedagógicos.

Leia atentamente as instruções abaixo para cada uma das modalidades:

I) ORIENTAÇÕES GERAIS

II) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE "RESUMO EXPANDIDO"

III) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE "RESUMO SIMPLES"

IV) ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA "EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS"

V) AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

VI) DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS


----------


I) ORIENTAÇÕES GERAIS

Para iniciar o processo de submissão é necessário que você efetue o cadastro no site e opte pela condição de "autor". Caso não tenha cadastro, faça o seu clicando aqui. Cadastro de usuário para submissão de trabalho


1. Antes de enviar seu texto, prepare os arquivos usando o template e conferindo sempre as normas, para evitar sua reprovação automática;

.::Download Template Resumo Expandido
.::Download Template Resumo Simples
.::Download Template Exposição de Materiais Didáticos


2. O não cumprimento rigoroso das normas para inscrição do texto implicará na desconsideração do mesmo pela comissão científica;
3. O conteúdo dos textos serão de total responsabilidade dos autores, sendo que não será realizada, por parte da organização do evento;
4. A comissão organizadora e a comissão científica não se responsabilizarão por eventuais problemas (inclusive vírus) que impeçam a abertura dos arquivos;
5. Os textos deverão obedecer as novas normas gramaticais da Língua Portuguesa em vigor desde 1º de Janeiro de 2009;
6. O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores;
7. Para a aprovação final do trabalho os autores devem estar inscritos no evento, sendo pelo 1 (um) inscrito para trabalho com até 3 (três) autores e 2 inscritos para trabalhos com 4 (quatro) ou 5 (cinco autores). Os trabalhos pré-aprovados serão informados via e-mail aos autores, sendo que os mesmo terão um prazo estipulado pelo evento para a realização das inscrições, e assim terem a aprovação final do trabalho.
8. Apenas os textos aprovados e efetivamente apresentados por um de seus autores, serão disponibilizados nos anais eletrônicos do evento e receberão certificado de apresentação;

----------

II) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO

1 Das informações iniciais

1.1 Os textos inscritos para o formato de Resumo Expandido deverão ser resultado de pesquisas já concluídas e/ou relatos de experiência, e serão apresentados no formato Comunicação Oral.

1.2 O Resumo Expandido pode ser escrito em português, inglês ou espanhol.

1.3 Somente os Resumos Expandidos decorrentes de pesquisa científica concluída poderão concorrer à indicação de trabalho premiado para periódico conveniado ao evento, desde que informado o interesse dos autores no momento da submissão de seu trabalho.

1.4 Informações sobre Trabalho Premiado: os resumos expandidos que se destacarem pela qualidade e relevância na área de investigação, através da avaliação dos pareceristas do evento, serão indicados para avaliação dos periódicos conveniados com o evento. Deste modo, posteriormente será solicitada a versão ampliada dos trabalhos premiados, de modo a atender as normas da revista, sendo que o mesmo passará pelas correções dos editores da revista.

2 Do formato adotado para o Resumo Expandido

2.1 O Resumo Expandido deve ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. Usar tamanho 14 apenas para o título (e suas traduções) e tamanho 11 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas.

2.2 O Resumo Expandido deve conter os seguintes elementos: título, resumo e palavras-chave nas línguas português, inglês e espanhol; autoria, vínculo institucional e endereço eletrônico; introdução e demais elementos textuais em que se apresentem justificativa, objetivos, base teórica, metodologia e análise/discussão; considerações finais; referências e informações de financiamento do trabalho (quando houver). A exigência desses elementos (como base teórica e análise/discussão) pode ser flexibilizada se o trabalho for resultado de Relato de Experiência.

2.3 O espaçamento entre linhas é de 1,5 (sem espaçamento entre os parágrafos) e o deslocamento é de 1,25 cm na primeira linha. O espaçamento será simples apenas em notas de rodapé, resumo informativo de até 500 caracteres, citações com mais de três linhas e referências.

2.4 A margem superior deve ser de 4 cm e as margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.

2.5 A extensão máxima para os textos é de 14.000 caracteres, contando espaços e todos os elementos requeridos no item 2.2 (Título, autoria, resumos, corpo do texto, considerações finais e referências). Para contar os caracteres, utilizar no Word, item Ferramentas, a opção Contar Palavras.

3 Da ordem e da forma de apresentação dos elementos necessários ao Resumo Expandido

O modo de apresentação dos textos deve, em sua página inicial e subsequentes, adotar OBRIGATORIAMENTE a seguinte ordem:

3.1 Título – informativo e conciso em português (ou na língua em que o artigo será submetido); centralizado, negrito, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.2 Nomes de autores – centralizado, em caixa baixa, seguido de vínculo institucional; endereço de e-mail deve ser utilizado na próxima linha; usar duas linhas para cada autor@. O resumo expandido deve ter no máximo 5 (cinco) autores.

3.3 Resumo em português (ou na língua de submissão do trabalho) – deve conter objetivo, metodologia, resultados e considerações finais; deve ter, no máximo, 500 caracteres (contando espaços) e ser redigido em itálico. Logo após o resumo devem ser inseridas no máximo 3 (três) palavras-chave em itálic, separadas por ponto e vírgula, com todas as letras em minúsculo (exceto palavras que, por sua própria natureza, inicie em letra maiúscula). Recomendamos a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em: http://decs.bvs.br.

3.4 Elementos textuais (corpo do texto) – devem seguir a estrutura correspondente a cada seção escolhida, como introdução, subtópicos e considerações finais. Os subtítulos das seções devem ser digitados em caixa alta e alinhados à esquerda, sem qualquer numeração. Obs: Não utilizar negrito para nenhuma forma de destaque ao longo do texto.

3.5 Título em inglês (com exceção para textos submetidos nesse idioma; nesse caso, utilizar título em português) – centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.6 Abstract (com exceção para textos submetidos em inglês; nesse caso, utilizar resumo em português) – usar itálico, contendo, no máximo, 500 caracteres com espaços. Na sequência, elencar 3 (três) Keywords em itálico, separadas por ponto e vírgula, com todas as letras em minúsculo (exceto palavras que, por sua própria natureza, inicie em letra maiúscula).

3.7 Título em espanhol (com exceção para textos submetidos nesse idioma; nesse caso, usar título em português) – centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.8 Resumen (com exceção para textos submetidos em espanhol; nesse caso, utilizar resumo em português) – escrito em itálico com, no máximo, 500 caracteres incluindo espaços. Na sequência, elencar 3 (três) Palabras clave em itálico, separadas por ponto e vírgula, com todas as letras em minúsculo (exceto palavras que, por sua própria natureza, inicie em letra maiúscula).

3.9 Referências – nomes dos autores devem ser abreviados e os destaques em itálico ao invés de negrito; entre uma e outra referência deve ser utilizado um espaçamento simples. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.cbce.org.br) devem estar ativos para clicar. Obs: A exatidão e a adequação das referências que tenham sido consultadas e mencionadas no texto são da responsabilidade dos autores. Acesse o TEMPLATE para verificar exemplos de como citar as referências. Na ausência de um exemplo específico, consulte a NBR 6023/2018.

4 Informações complementares para notas, financiamento, ilustrações, quadros e tabelas

4.1 As notas contidas no Resumo Expandido devem ser indicadas com algarismos arábicos e de forma sequencial, imediatamente após a frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente; usá-las apenas para as informações desejadas (referências em sua forma completa não devem ser inseridas em nota de rodapé, mas apenas nas Referências, ao final do texto). Agradecimentos poderão ser mencionados sob a forma de nota de rodapé.

4.2 Informações oriundas de comunicação pessoal, textos em andamento e não publicados podem ser incluídas em notas de rodapé na página onde forem citadas, mas não devem ser listadas nas referências.

4.3 É obrigatório informar no texto, sob a forma de nota de rodapé (no título do texto, na primeira página) e no Passo 2: Metadados da Submissão, no campo específico Agências de Fomento (no canto inferior da página de submissão) todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento, edital e número do processo. Caso a realização do trabalho não tenha utilizado nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação, tanto no campo indicado acima quanto no texto (como nota de rodapé na primeira página): O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização. Nos textos que declararem algum tipo de apoio financeiro essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.

4.4 Quando for o caso, ilustrações, quadros e tabelas devem ser apresentados no interior do texto, na posição que o autor julgar mais conveniente. Devem ser numerados, titulados e apresentar as fontes que lhes correspondem. As imagens devem ser enviadas em alta definição (300 dpi, formato TIF) e cada uma delas deve vir acompanhada de autorização específica (por escrito e com firma reconhecida) que expresse a permissão para sua reprodução no texto. No caso de fotografias, a autorização precisa ser dada pelo fotógrafo (mesmo quando o fotógrafo é o próprio autor do texto) e pelas pessoas fotografadas. Obras cujo autor faleceu há mais de 71 anos já estão em domínio público e, portanto, não precisam de autorização. As legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 11.



----------

III) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMO SIMPLES

1 Das informações iniciais

1.1 Os textos inscritos para o formato de Resumo Simples poderão ser resultado de pesquisa científica (concluída ou em andamento) e/ou de relatos de experiência e serão apresentados no formato Pôster.

1.2 O resumo simples pode ser escrito em português, inglês ou espanhol e deverá conter exclusivamente texto.

1.3 Textos que se enquadram na categoria Relato de Experiência devem ser indicados em campo próprio presente no template do trabalho.

1.4 Para a categoria de resumos simples não serão aceitos: a) resumos simples com mais de 5 (cinco) autores (contando o orientador); b) resumos com a simples descrição de projeto ou a intenção de texto; c) textos que não se caracterizem como pesquisa científica; d) resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa; e) resumo com tabelas, gráficos, fotos e/ou imagens de qualquer gênero, citações e referências.

2 Do formato adotado para o Resumo Simples

2.1 O Resumo Simples deve ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. Usar tamanho 14 apenas para o título.

2.2 O Resumo simples deve conter os seguintes elementos: título; autoria e sigla da instituição dos autores entre parênteses; endereço eletrônico do primeiro autor e/ou do autor correspondente do trabalho; texto único contendo os elementos textuais do trabalho (introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussões, considerações finais ou outros que os autores julgarem pertinente aos seus trabalhos); palavras-chave ao final do trabalho; informações de financiamento do trabalho em nota de rodapé (quando houver). A exigência desses elementos (como base teórica e análise/discussão) pode ser flexibilizada se o trabalho for resultado de Relato de Experiência.

2.3 O texto em parágrafo único deve ser redigido com espaçamento simples entre linhas.

2.4 A margem superior é de 4 cm e as margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.

2.5 A extensão máxima para os textos é 2.800 caracteres com espaço, contando todos os elementos requeridos no item 2.2 (Título, autoria, corpo do resumo, palavras-chave). Para contar o número de palavras, utilizar no Word, item Ferramentas, a opção Contar Palavras.

3 Da ordem e da forma de apresentação dos elementos necessários ao Resumo Simples

O modo de apresentação do Resumo Simples deve adotar OBRIGATORIAMENTE a seguinte ordem:

3.1 Título informativo e conciso em português (ou na língua em que o artigo será submetido – inglês ou espanhol) – centralizado, negrito, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.2 Nomes de autores – centralizado, em caixa baixa, seguido da sigla de vínculo institucional entre parênteses; endereço de e-mail do primeiro autor e/ou do autor correspondente do trabalho, centralizado na próxima linha após nomes dos autores. O resumo simples deve ter no máximo 5 (cinco) autores.

3.3 Corpo do resumo – o conteúdo dos elementos textuais devem ser redigidos em paragrafo único, contendo introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussões, considerações finais. Outros tópicos podem ser inseridos ou substituídos no resumo, de acordo com o que os autores considerarem relevante para apresentação de seu estudo (flexível para Relatos de Experiência). Cada tópico deve ser destacado no resumo, sendo digitados com a primeira letra maiúscula, em negrito e seguido de dois pontos, sem qualquer numeração. Obs: Não utilizar negrito para nenhuma forma de destaque ao longo do texto, sendo restrito apenas para os itens referentes aos elementos textuais do resumo.

3.4 Palavras-chave em português (ou na língua em que o trabalho for submetido) – inserir 3 (três) termos, com todas as letras em minúsculo (exceto palavras que, por sua própria natureza, inicie em letra maiúscula), em itálico e separados por ponto e vírgula. Recomendamos a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em: http://decs.bvs.br.

3.5 O resumo não deve conter figuras, gráficos, tabelas, quadros, imagens, citações e referências. Tais elementos podem ser utilizados apenas na apresentação do pôster durante o evento.

3.6 Acesse o TEMPLATE para redigir seu resumo ou relato de experiência de acordo com as normas e orientações estabelecidas para o processo de submissão.

4 Informações complementares para notas de rodapé de financiamento

4.1 É obrigatório informar no texto, sob a forma de nota de rodapé (no título do texto, na primeira página) e no Passo 2: Metadados da Submissão, no campo específico Agências de Fomento (no canto inferior da página de submissão) todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento, edital e número do processo. Caso a realização do trabalho não tenha utilizado nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação, tanto no campo indicado acima quanto no texto (como nota de rodapé na primeira página): O presente texto não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização. Nos textos que declararem algum tipo de apoio financeiro essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.

4.2 A nota de rodapé de financiamento deverá ser indicada com algarismos arábicos, fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento simples e justificado.


----------

IV) ORIENTAÇÕES PARA EXIBIÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS/RELATO DE EXPERIÊNCIAS


1 Das informações iniciais

1.1 Tem por objetivo oportunizar aos professores e acadêmicos de Educação Física e áreas afins compartilharem experiências relacionadas à docência que envolvam a construção/criação de materiais didático-pedagógicos. Busca-se por meio dessa modalidade de trabalho, a socialização de saberes construídos e que podem contribuir para que outros docentes venham a utilizarem-se desses conhecimentos em sua prática pedagógica.
1.2 Os Materiais Didáticos-Pedagógicos serão apresentados junto à sessão de pôster, onde será reservado um espaço para que os apresentadores possam realizar sua exposição e ou aplicação do material junto aos participantes do evento. Para a exposição os autores poderão utilizar recursos visuais (postêr, cartaz e outros), sendo tais de elementos de responsabilidade dos apresentadores. Em caso de dúvida entre em contato pelo e-mail: sulbrasileirodecienciasdoesporte@hotmail.com
1.3 O texto deverá ser apresentado sob a forma de resumo com máximo 2.800 caracteres com espaço, contando todos os elementos descritos no item 1.4 a seguir.
1.4 O texto do Relato deve ser escrito em português e deverá conter exclusivamente texto. O trabalho deve apresentar título; nome dos autores centralizados, seguido da sigla de vínculo institucional entre parênteses; endereço de e-mail do primeiro autor e/ou autor correspondente do trabalho na linha logo após nomes dos autores. O corpo do texto deverá ser redigido em parágrafo único e apresentar introdução (contendo a contextualização); o(s) objetivo(s); procedimentos metodológicos em relação a criação/construção do material didático; descrição do uso a ser feito com o material no campos de atuação, e considerações finais. Ao final deve ser inseridas no máximo 3 palavras-chave, com todas as letras em minúsculo (exceto palavras que, por sua própria natureza, inicie em letra maiúscula), em itálico e separadas por ponto e vírgula.
1.5 Os textos devem ser digitados em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 14 para título e tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas no corpo do texto, com margem superior de 4cm e margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.
1.6 Não deve conter no texto da Exposição de Materiais Didáticos-Pedagógicos: tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos, citações e referências.
1.7 Nota de rodapé deverá ser utilizada apenas para indicar alguma forma de financiamento para a confecção do material ou para a ação da experiência. Notas de rodapé devem ser em tamanho 11, com espaçamento simples.
7. Para maiores esclarecimentos e para garantir maior fidelidade ao conjunto de normas, solicitamos que façam o download e utilizem o template para a confecção do trabalho

----------

V) AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

1. A avaliação dos trabalhos será realizada pelos Grupos de Trabalho Temático (GTT), de acordo com a indicação dos autores no momento da submissão.
2. Caso a coordenação de GTT observe que o trabalho submetido não está de acordo com a ementa/propósito daquele GTT, poderá propor para a autoria o redirecionamento de seu texto. Contudo, isso somente ocorrerá com a aceitação dos autores. Caso não haja esse aceite, o trabalho permanecerá em avaliação no GTT da submissão inicial.
3. A comissão de avaliação formada pelos GTT será responsável por avaliar os resumos expandidos e indicar o trabalho que tem potencial de ser premiado em cada GTT.

----------

VI) DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

1. Para a Comunicação Oral (Resumo Expandido e Relato de Experiência):
1.1 O ensalamento e o tempo de apresentação dos trabalhos serão divulgados após a aprovação final dos trabalhos.
1.2 As apresentações deverão ser elaboradas em Power Point e levadas em pendrive no dia da apresentação.
1.3 As apresentações serão em bloco, devendo os apresentadores permanecer em suas salas até o término das apresentações para os questionamentos finais.
1.4 Os apresentadores devem chegar ao local de apresentação com no mínimo de 10 minutos de antecedência, para que os mediadores coletem e organizem as apresentações na sequência prevista pelo evento.
2. Para as apresentações em formato de Pôster (Resumo Simples e Relato de Experiência):
2.1 Para a confecção do pôster recomenda-se que o mesmo tenha 1,20 m de comprimento x 90cm de largura.
2.2 Os locais de apresentação dos pôsteres serão disponibilizados após a aprovação final dos trabalhos.
2.3 Os apresentadores deverão permanecer no local de apresentação durante todo o período estipulado pela organização do evento.

----------

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Verifiquei as normas de submissão e efetuei o download dos arquivos inerentes ao modelo proposto de submissão do meu trabalho
  2. Tenho ciência de que para o aceite definitivo, apresentação e respectiva publicação do trabalho nos Anais do evento é necessário que ao menos 1 autor efetue o pagamento da inscrição ou evento (para trabalhos com até 3 autores), ou 2 autores efetuem o pagamento da inscrição (para trabalhos com 4 ou 5 autores)
  3. Os arquivos para submissão estão em formato .Doc (Microsoft Word, OpenOffice ou RTF)
  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  5. O texto do trabalho segue as diretrizes dispostas nessa normas bem como o template da modalidade escolhida.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas de Submissão, disponível em Sobre o Congresso.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem trabalhos a este Congresso aceitam os seguintes termos:

a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à Congresso disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial neste Congresso.

b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revisada em uma revista, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial neste Congresso.

c) Autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou no sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a Congresso.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados neste congresso serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.