Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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BRINQUEDOTECA JOANA D’ARC: UM ESPAÇO DE LAZER E TERAPIA
Luciana Vieira Mescouto, Mayara Nascimento, Aline Santos

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


O Laboratório Brinquedoteca Joana D’arc, do Curso de Educação Física da UEPA, desenvolve atividades de Lazer e ludicidade para crianças, jovens e adultos. Dentre os alunos voluntários atuantes no espaço, apontamos os graduandos de Terapia Ocupacional. Dessa forma, este trabalho objetivou-se em analisar a importância deste profissional na Brinquedoteca Joana D’arc. Tendo como objetivos específicos: identificar a relação das práxis do Terapeuta Ocupacional com as ações da brinquedoteca e descrever através do relato de experiência do espaço, para após avaliá-lo. A metodologia utilizada na pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, coletados através dos relatos de vivências das alunas voluntárias da Brinquedoteca Joana D’arc, analisados sob as bases teorias de Santos (2000) e da RESOLUÇÃO Nº. 324/2007 do Conselho regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Dessa forma, as autoras do presente artigo, graduandos do Curso de Terapia Ocupacional, transcrevem as vivências na Brinquedoteca Joana D’arc, em que atuam, direcionando o olhar para as práxis da futura profissão, integrando-as com as atividades de lazer que o espaço proporciona a comunidade. Concluímos que atuação do profissional de terapia ocupacional constitui-se como um fator altamente benéfico para toda a comunidade que utiliza o espaço, já que através do acompanhamento do desenvolvimento, e da utilização do brincar como recurso multifuncional prioriza se a manutenção da qualidade de vida destes indivíduos, concebendo os na esfera de seres sócios ocupacionais que necessitam engajar se em ocupações para o seu bem estar biopsicossocial.

Palavras-chave


Lazer, Brinquedoteca Joana D’ARC e Terapia Ocupacional.

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