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DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL: PRODUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (1998-2009)
Diego Felipe de Oliveira Pantoja, Cássia Hack Hack

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


A Educação Física (EF) como disciplina do currículo escolar é um instrumento que pode potencializar a inserção de pessoas com deficiência na sociedade. Porém, o professor/a de EF ao preparar uma aula encontra dificuldade em localizar obras que possam servir de base para o seu planejamento, devido à escassez bibliográfica em EF voltada para Deficientes Físicos. Este trabalho buscou fazer um levantamento das produções científicas, nos programas de pós-graduação em EF acerca especificamente da Deficiência Física. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica através de analises de dissertações e teses defendidas desde 1998 até 2009, em 16 programas de Universidades públicas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Encontramos, 32 produções que trazem em sua pesquisa, alguma relação com as causas, conseqüências e reabilitação da Deficiência Física. Percebeu-se que a produção cientifica sobre Deficiência Física na escola, ainda é restrita, a maioria dos trabalhos, foram realizados fora do ambiente escolar. Notou-se que a maioria dos trabalhos são voltados, a reabilitação da pessoa com Deficiência Física. Pesquisas realizadas fora da escola são importantes, pois, podem auxiliar em um planejamento educacional, mas, há necessidade de se produzir a partir da Escola, experiências que sirvam para o planejamento dos docentes que se deparam com alunos com deficiência. Queremos trazer a reflexão o fato de que é justamente uma produção cientifica significativa sobre a Deficiência Física uma das ferramentas que pode contribuir para auxiliar no processo de inclusão e planejamento da Educação Física Escolar.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Deficiência Física; Produções Científicas; Inclusão; Pós-graduação.

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