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ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DE ENSINO ESCOLAR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPA/CAMPUS CASTANHAL
Última alteração: 2012-08-16
Resumo
A questão da prática docente para cursos em nível superior de formação de professores é um tema que resiste ao tempo. Tanto no plano legal, quanto no plano das concepções, ainda não é possível identificar concretamente na realidade brasileira e, em particular, a paraense, indicadores qualitativos suficientemente capazes de indicar avanços significativos na relação entre as Instituições de Ensino Superior e os locais onde seus alunos vivenciam seus estágios curriculares. O foco central desta realidade ainda se localiza, possivelmente, na profunda – e cada vez mais fortalecida – distância e desarticulação dos diferentes níveis de ensino da educação brasileira: fundamental, médio e superior. A indissociabilidade teoria-prática no campo da educação/formação de professores, desde os anos 1960 (particularmente a partir da organização, por parte do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – das primeiras Conferências Nacionais de Educação, a partir de 1965, em Brasília) já pautava os debates nos cursos de formação superior de docentes e ainda continua no plano central de pesquisas e debates na educação. (PIMENTA, 1995).
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