Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DE ENSINO ESCOLAR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPA/CAMPUS CASTANHAL
Marcelo Ferreira, Edna Tavares, Alberth Alves, Andrey Ribeiro, Ariete Oliveira, Camila Silva, Cassia Ferreira, Cesar Ribeiro, Debora Modesto, Diogo Sousa, Edicimaele Silva, Eleonai Pinheiro, Eleona Souza, Emanoela Alves, Gedielson Garcia, Gilberto Filho, Girlana Gomes, Giselle Mota, Janaina Sousa, José Raiol, José Borges, Kassia Risuenho, Kyvia Saldanha, Lidiane Rodrigues, Luciene Souza, Martaniany Pereira, Nilton Pantoja, Pablo Ferreira, Pedro Oliveira, Rafaela Souza, Raimundo Pereira, Rayane Nunes, Renan Limad, Valdimeyre Silva, Walléria Coelho, Wellington Guterres, Zeno Matos

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


A questão da prática docente para cursos em nível superior de formação de professores é um tema que resiste ao tempo. Tanto no plano legal, quanto no plano das concepções, ainda não é possível identificar concretamente na realidade brasileira e, em particular, a paraense, indicadores qualitativos suficientemente capazes de indicar avanços significativos na relação entre as Instituições de Ensino Superior e os locais onde seus alunos vivenciam seus estágios curriculares. O foco central desta realidade ainda se localiza, possivelmente, na profunda – e cada vez mais fortalecida – distância e desarticulação dos diferentes níveis de ensino da educação brasileira: fundamental, médio e superior. A indissociabilidade teoria-prática no campo da educação/formação de professores, desde os anos 1960 (particularmente a partir da organização, por parte do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – das primeiras Conferências Nacionais de Educação, a partir de 1965, em Brasília) já pautava os debates nos cursos de formação superior de docentes e ainda continua no plano central de pesquisas e debates na educação. (PIMENTA, 1995).

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