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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA
Ana Fontes

Última alteração: 2010-09-11

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar a repercussão da formação de capital humano, particularmente de professores de Educação Física, nos ensinos fundamental e médio, com base no desenvolvimento do tripé universitário ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, o delineamento da pesquisa consistiu na realização de uma pesquisa de campo em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, procurando problematizar a relação trabalho e educação, tendo como foco o processo formativo pelo qual passaram os professores de Educação Física vinculados a estas instituições de ensino. Os resultados apresentados dizem respeito aos seguintes aspectos: envolvimento com projetos de pesquisa e extensão, formação continuada, pretensão inicial e provável alteração, percepção da Educação Física como pratica exclusivamente física; razões que motivaram a escolha pelo trabalho em escola pública. A principal conclusão a ser destacada é que há a falta de envolvimento do sujeito com seu trabalho, ou seja, não os professores não vêem o trabalho como mecanismo de transformação social, seja por não acreditarem no seu trabalho, seja por falta de motivação por parte do sistema de ensino publico em que estão inseridos.


Palavras-chave


formação, Educação Física, capital humano e trabalho

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