Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES LÚDICAS NA ESCOLA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Dayane Ramos Dórea

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


A presente proposta surgiu da necessidade de evidenciar a relação estabelecida entre a atividade lúdica e o espaço escolar, para tanto, esta produção fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica. Assim, compreendendo que a ludicidade contribui e oportuniza aos educandos momentos de expressão, criação e de troca de informações, cabe ao educador valorizá-lo como uma prática legítima em sua docência, objetivando alcançar aprendizagens significativas. Haja vista com a ludicidade se aprender a lidar com o mundo concreto, bem como equilibrar as emoções e criar um ambiente prazeroso de construção de conhecimento, a nossa pretensão é validar a imprescindibilidade relacional entre o lúdico e a escola numa (re)configuração do ensino-aprendizagem, além da liberdade ao incentivo dos momentos lúdicos despretensiosos. Destarte, as atividades lúdicas dentro do espaço escolar tornam-se um diálogo possível por fomentarem nos infantes o conhecimento de regras, o desenvolvimento da criatividade, originalidade e habilidades que envolvem identificação, análise, síntese e comparação, ajudando-os a conhecerem suas próprias possibilidades.

Palavras-chave


Ludicidade; Conhecimento; Escola

Referências


BENJAMIM, W. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998. p. 19-32.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
DELORS, J. Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. UNESCO. MEC. Cortez Editora: São Paulo, 1998.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento: Uma Psicologia para o Esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.
KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2001.
LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem. Revista Pátio, ano 3, n. 12. fev/abr 2000.
NEVES, L. O. R. O lúdico nas interfaces das... Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2011.
ROSAMILHA, N. Psicologia do jogo e aprendizagem infantil. São Paulo: Pioneira, 1979.
SAMPAIO, I. C. de M.; DUARTE, L. F. L.; SILVA, V. Â. da. O lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2011.

Texto completo: PDF