Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
A FESTA COMO LAZER NO ESPAÇO RURAL
Leila Taíse de Oliveira, Angelo Mauricio de Amorim

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


Este estudo se propõe a discutir, parcialmente, uma das fruições cotidianas da vida contemporânea: o lazer. Analisando que os valores rurais, em tempos, nem sempre são considerados relevantes, trocados pelas ofertas variadas e amplas da vida urbana, buscamos estudá-lo, numa perspectiva de valorização e concepção de importância do homem do campo em suas realizações de momentos do ócio. Retrata as relações existentes entre lazer, festa e seu significado como manifestação cultural popular, através de um recorte no espaço rural, dando um enfoque para a festa de vaqueiros de Terra Branca, município de Riachão do Jacuípe. Para tal, optamos pelo ramo da Antropologia Social, através da etnografia, julgando assim ser o método mais adequado para realização da nossa pesquisa, uma vez que nos proporcionaria um contato direto com as pessoas da comunidade, principais agentes conservadores da cultura popular, da formação e realização do festejo estudado.

Palavras-chave


Lazer. Ruralidades. Festa.

Referências


ALVES, Rafael Júnio Andrade. Lazer e Ruralidades: as práticas e representações sociais de lazer no meio rural de Presidente Bernardes – MG. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Programa de pós-graduação em Extensão Rural - UFV, Viçosa, 2009.

BRASIL. Ministério da Cultura. Constituição Brasileira. http://www.cultura.gov.br/site/2007/11/06/constituicao-federal/ acessado em 05/04/2011 às 10h30min.

BUENO, Marielys Siqueira. Lazer, Festa e Festejar. Revista de Cultura e Turismo. Santa Cruz, 2008.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1995.

GOMES, Cristina Marques. Dumazedier e os estudos do lazer no Brasil: breve trajetória histórica. São Paulo, 2008. Disponível em http://www.ufsj.edu.br. Acessado em 04/09/2011 as 18h28min hs.

LEFEBVRE, Henry. O direito a cidade. Tradução Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Centauro, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer: formação e atuação profissional. Campinas, SP: Papirus, 1995.

MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas. 11º Ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

MELO Victor Andrade de; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. Barueri, SP: Manole, 2003.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador, EDUFBA, 2011.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: A perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL,1983.

Texto completo: PDF