Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
CRÍTICA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDOS DO CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA – 1987 A 2001: UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS ONTOLÓGICOS
Ivson Conceição Silva

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


A pesquisa foi elaborada no grupo LEPEL/ FACED/ UFBA. Tem como problemática: Quais os limites e possibilidades da realidade histórica da produção do conhecimento dos estudos do corpo na Educação Física, em vista a uma análise dos pressupostos ontológicos, produzidos no modo de produção das relações econômicas capitalistas? Objetivo geral: Reconhecer limites e possibilidades da realidade histórica da produção do conhecimento dos estudos do corpo na Educação Física, em vista a uma análise os pressupostos ontológicos, produzidos no modo de produção das relações econômicas capitalistas. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental com análise da realidade objetiva do objeto para reconhecimento de como os autores trataram em seus estudos a categoria corpo. Nas considerações finais, as bases idealistas das obras não avançam na compreensão da passagem do ser natural para a condição de ser social, visto que essa passagem ocorreu por determinações históricas das forças produtivas dentro do modo de produção e que ao estabelecer essa relação o ser humano se produziu enquanto ser social pelo trabalho.

Palavras-chave


Ser Social-Trabalho. Epistemologia. Pressupostos ontológicos. Educação Física

Referências


FREITAS, F. M. C. O corpo e o filósofo: Temas proibidos. Vitória: UFES, 1994, 166 p.
______. Educação, trabalho e esporte: glosas marginais. In: ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDO E MARXISMO E EDCUAÇÃO FÍSICA, I. 2007, Campinas. Encontro de estudos e pesquisas histórias trabalho e educação, Campinas: HISTEDBER, 2007, p.1-23
SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Epistemologia da pesquisa em educação. 1996. 154 f. (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Educação da Universidade de Campinas. Campinas – SP: 1996.
______ Teoria e prática: diversas abordagens epistemológicas. Disponível em: < http:// rcbceonline.org.br/congresso/índex.php/cpistef/Pager/view/2685>. Acesso em: 14 out. 2010. Acesso em: 16 jul. 2009. 19 f.
KOSIK, Karel, Dialética do concreto, 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 248 p.
MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo. 3ª ed. Campinas: Papirus, 1991, 135 p.
SANTIN, Silvino. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Injuí:Unijuí 1987, 168 p.
SILVA, Ana Márcia, Corpo ciência e mercado: reflexão a cerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: autores associados, Florianópolis: UFSC, 2001, 144 p.
SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação no corpo: um estudo a partir da ginástica francesa. Campinas: Autores associados, 1998, 145 p.
TAFARELL, C. N. Z; ESCOBAR, Micheli Ortegar cultura corporal e os dualismos necessários a ordem do capital. 2010. Disponível em: . Acessado em: 12 jan. 2011. 11f.