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ATITUDES DE CONCLUINTES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA CIDADE DE SALVADOR-BA
Carlos Alexandre Andrede Santos

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


O trabalho apresentado procurou identificar e analisar as atitudes de concluintes dos cursos de Licenciatura em Educação Física na cidade de Salvador-BA para atuar com pessoas com deficiência(s) a partir dos conhecimentos obtidos em sua graduação e teve como base o processo histórico e a produção teórica recente na área de: Educação, Educação Especial e Educação Física Adaptada. O estudo foi desenvolvido de maneira investigativa, de natureza qualitativa/quantitativa, através da aplicação de um questionário elaborado por seus investigadores. Participaram desta pesquisa 56 estudantes/concluintes (35 do sexo masculino e 21 do sexo feminino) de três instituições privadas de ensino superior da capital baiana, com idades variando entre 20 e 58 anos no segundo semestre de 2010. O estudo analisou o (des)interesse apresentado pelos participantes em lidar com alunos com deficiência(s); se os estudantes/concluintes se sentem preparados ou não para desempenhar tal trabalho; como estas personagens avaliam as grades curriculares de suas IES de origem e o tipo de experiência que estes possuem com pessoas com deficiência. Os dados absolutos mostram que 39 alunos, o que equivale a 69%, manifestaram ter interesse em atuar com pessoas com deficiência e 17 participantes do estudo, cerca de 31%, manifestaram não ter interesse em trabalhar com esse público. Ao avaliarem o currículo de formação, os participantes da pesquisa identificaram o número de disciplinas da matriz curricular que trataram do público com deficiência durante a graduação. A opção com maior número de resposta foi a com duas disciplinas ofertadas, 25 indicações (44,6%). Dezessete (17) indicações referiam-se que apenas uma disciplina foi ofertada com relação ao público com deficiência, perfazendo um total de 30,4% das respostas; seguida das opções com três (12 pessoas, ou 21,4%) e quatro disciplinas (01 pessoa, 1,8%). Os dados obtidos demonstram mudanças de atitudes em relação à formação destes professores, que procuram minimizar o déficit de pessoal qualificado na intervenção pedagógica relacionada à Educação Física Adaptada. Em meio à perspectiva de inclusão escolar, essa discussão recebe um espaço especial para o processo de formação profissional do professor de Educação Física que requer conhecimentos específicos da área que trata de pessoas com deficiência.

Palavras-chave: formação de professores, educação física adaptada, pessoas com deficiência.

Palavras-chave


FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Referências


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