Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES E PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS: UM ENCONTRO IMPRESCINDÍVEL
Luzia Eidla Araújo Sousa

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


A aplicação dos princípios das Práticas Corporais Alternativas na prática dos Jogos e Brincadeiras Populares surge para equilibrar adequadamente o homem de ontem às exigências da nova era. Essa relação encontra um elo de transmutação e conscientização do funcionamento e do comportamento do próprio corpo na interação com o meio social. Até certo ponto, as atividades físicas clássicas não são coerentes e concisas às prioridades humanas individuais e coletivas. E é na concepção holística que se atina a possibilidade do cuidado com a totalidade sintomática do homem e reabilitação do enfoque individual e coletivo dos movimentos bio-psicoemocionais. Diante desse parecer, construiu-se princípios primários e secundários norteadores de uma prática pedagógica holocentrada.

Palavras-chave


Atividades alternativas, Jogos e brincadeiras populares

Referências


ALVES, Álvaro Marcel Palomo. A história dos jogos e a constituição da cultura lúdica. Volume 4, nº 1, 2003.
ASSMAN, Hugo. Reencantar a educação – rumo à sociedade aprendente. 5ª Edição. Editora Vozes, Petrópolis, 2001.
BREGOLATTO, Roseli Aparecida. Cultura Corproal do Jogo. Coleção Educação Física Escolar: no princípio de totalidade e a concepção histórico-crítica-social. Editora Ícone, 3ª edição, São Paulo, 2008.
CESANA, Juliana. O profissional de Educação Física e as Práticas Corporais Alternativas: Interações Ocupacionais, Rio Claro, 2005.
CREMA, Roberto. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. Editora Summus, São Paulo, 1989.
FADELI, Thiago Tozetti; FERRI, Marco Antônio Parente; SILVA, Roseli Sandra e GONÇALVES JÚNIOR, Luiz. Arco da velha: resgate e vivência de brinquedos e brincadeiras populares. In: XV Encontro Nacional de Recreação e Lazer – Lazer e trabalho: novos significados na sociedade contemporânea, Santo André, 2003.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora Perspectiva, São Paulo, 2008.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O jogo e a Educação Infantil. Editora Pioneira Thomson Learning, São Paulo, 2003.
LORENZETTO, Luiz Alberto e MATTHIESEN, Sara Quenzer. Editoras da série: Irene Conceição Andrade Rangel, Suraya Cristina Darido. Práticas Corporais Alternativas. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2008.

Texto completo: PDF