Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS: ENTRAVES PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FISICA EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO JACOBINENSE
Juliana Bacelar Lima, Rafael Leal Estrela

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


INTRODUÇÃO
Nas ultimas décadas tem-se elucidado a importância da aquisição e da manutenção de hábitos saudáveis para uma boa qualidade de vida da população. A falta da prática de atividade física e sua relação com o constante aumento da incidência de doenças como cardiopatias, hipertensão, diabetes, osteoporose e obesidade despertou o interesse da comunidade científica para a identificação de barreiras para a prática de atividade física em diferentes populações. Sabe-se que a prática de atividade física regular é um componente essencial para obtenção de uma vida saudável, dessa forma a atividade física na adolescência pode contribuir para a saúde de diversas formas. Entre os benefícios estão os relacionados à saúde óssea, além dos benefícios fisiológicos incluindo a melhora da autoestima e a redução da ansiedade e estresse (DAMBROS, LOPES e SANTOS 2011).
Conhecer os hábitos de atividade física e os fatores que são considerados barreiras entre os adolescentes, tais como: tempo disponível, crenças pessoais, autoconceito, disponibilidade de recursos financeiros, materiais e ambientais pode contribuir para que sejam planejadas e promovidas intervenções, visando aumentar a adesão e aderência desta população à prática regular de atividades físicas.

OBJETIVOS
Identificar barreiras para a prática de atividade física em escolares
Discutir quais os motivos que promovem o estilo de vida pouco ativo entre estudantes
METODOLOGIA
A presente pesquisa é de caráter quantitativo e de cunho transversal. Em relação aos objetivos, essa pesquisa enquadra-se como descritiva e exploratória. No primeiro momento os escolares serão convidados a participar da pesquisa a partir do termo de Consentimento Livre e Esclarecido que será avaliado juntamente com o projeto de pesquisa por um Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. No processo de coleta de dados será utilizado um questionário com 18 perguntas objetivas que será aplicado a escolares do ensino médio da rede pública e privada da cidade de Jacobina-Ba situada na região Noroeste da Bahia no extremo Norte da Chapada Diamantina a fim de obter resultados quanto à identificação das barreiras para prática de atividade física. Posteriormente, as informações coletadas serão inseridas num banco de dados onde os mesmos serão pré-codificados e processados para que a partir disto possa ser realizada a frequência simples e absoluta das variáveis, com a identificação dos valores de média e desvio padrão.

REFERENCIAL TEÓRICO

Sabe-se hoje da importância da prática de atividade física regular para a manutenção de uma boa qualidade de vida, uma vez que a atividade física vem assumindo um papel cada vez mais importante na promoção da saúde. O aumento do sedentarismo e dos problemas associados ao mesmo tem elevado a necessidade de mudanças de hábitos diários para a manutenção de uma boa qualidade de vida. Aspectos como estes influenciam negativamente na saúde, pois o corpo humano não é fisiologicamente preparado para viver sem a prática periódica de atividade física (ESTRELA, MOTTA e FARIAS 2002). Segundo Mcardle, Katch e Katch (2008) cerca de metade dos indivíduos entre 12 e 21 anos não se exercita vigorosamente em bases regulares, tal fato apresenta ênfase durante a adolescência, independente do sexo. A prática de atividade física regular é um componente essencial para obtenção de uma vida saudável e a escola como expressão maior do comprometimento social com a educação da população, é o local mais apropriado para o desenvolvimento de programa educacional global, incluindo-se ai a educação em saúde (DANTAS 2005).
Nesse sentido torna-se indiscutível a importância da prática da atividade física na vida de qualquer individuo. No entanto, para criação e implementação de propostas estratégicas de intervenção na problemática aqui exposta é imperativo a realização de um diagnóstico situacional no que concerne aos entraves para uma vida fisicamente ativa em escolares da cidade de jacobina.

Palavras-chave


Barreiras para atividade física, escolares, saúde

Referências


DAMBROS, D. LOPES, L. SANTOS, D. Barreiras percebidas e hábitos de atividade física de adolescentes escolares de uma cidade do sul do Brasil. Ver Bras Cineantropometria Desempenho Humano v.13, 2011.Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v13n6/a03v13n6.pdf acessado em 15 de julho de 2012 às 23h56min.
DANTAS, Estélio. Obesidade e emagrecimento- Rio de Janeiro: Shape, 2005.
ESTRELA, Rafael Leal Dantas. Educação física e a saúde do trabalhador: uma proposta estratégica de intervenção na Universidade Estadual de Feira de Santana. 2004, 59f. Monografia (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana, 2004.
MCARDLE, Willian D. KATCH, KATCH. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano-Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2008.

Texto completo: PDF