Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DANÇA: UMA ANÁLISE DA SOBRE OS TCCS SOBRE DANÇA EM MATO GROSSO
Marcelo Rosa Oliveira Ribeiro, Beleni Saléte Grando, Marcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Débora Cristina Lima Crisóstomo, Geander Franco de Araujo, Jonathan Stroher

Última alteração: 2013-04-22

Resumo


Em desenvolvimento, a pesquisa tem por objetivo diagnosticar como a dança vem sendo objeto de investigação e ação no campo da Educação Física, em Mato Grosso, a partir da produção de trabalhos de conclusão de curso em diferentes níveis, junto às Instituições de Ensino Superior (IES) do estado. Neste texto, apresentamos os dados resultantes da investigação realizada nos 491 trabalhos de conclusão de curso (TCC) em Educação Física na UFMT. Destes, somente 29 correspondem à temática corpo e cultura e entre eles, somente 24 tematizam a dança. Os dados revelam o pouco investimento na dança durante a formação de professores, pois somente 4,88% dos trabalhos analisados pautam a temática Corpo e Cultura, no entanto, nesta, 82,75% são específicos da dança. A demanda do estudo assim como o objetivo do projeto articulado ao GEDAN, evidencia que a Educação Física em Mato Grosso tem muito ainda a contribuir para qualificar a oferta de práticas pedagógicas voltadas à cultura local e aos benefícios da dança.

Texto completo: PDF