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AS CONCEPÇÕES DE CORPO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE PRATICAM MUSCULAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ESEFFEGO.
Adriana Rodrigues da Cruz, Tadeu João Ribeiro Baptista

Última alteração: 2013-04-22

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de identificar, compreender e discutir quais as concepções de corpo dos acadêmicos de Educação Física da ESEFFEGO que praticam musculação e se a indústria cultural influencia nesta prática, atribuindo possíveis modificações corporais o que desejam e o que esperam da prática de musculação. Por isso, levantou-se como problema: Quais as concepções de corpo de acadêmicos de Educação Física da ESEFFEGO que praticam musculação? A técnica de coleta de dados com a entrevista gravada semi-estruturada através do uso de um pesquisa grupo focal, realizado com 3 alunos praticantes de musculação acadêmicos (graduandos) do Curso de Educação Física da ESEFFEGO. Após analisar o material coletado pôde-se perceber que os discursos apresentados pelos os alunos estão em sintonia com os aspectos abordados e valorizados pela sociedade, referente ao corpo, à saúde, e à estética, mais abrangente a beleza e o valor do corpo com musculatura definida. E esta ideologia está ligada modo de produção, reprodução e consumo que manifesta no culto exacerbado do corpo, ou seja, o objetivo dos acadêmicos é a estética.

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