Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O IDEB DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JATAÍ – GO: RELATO DA EXPERIÊNCIA EM PROJETO DE PESQUISA
Raiane Ketully Vieira Lima, Renata Machado de Assis

Última alteração: 2012-08-20

Resumo


RESUMO: Esse artigo apresenta o relato do que é a experiência vivenciada pela bolsista permanência. São mencionadas as partes do projeto de pesquisa, em andamento, que pretende investigar a realidade do sistema municipal de ensino de Jataí - GO no que se refere ao índice instituído pelo governo federal para verificar a qualidade da educação nas escolas do país. Por meio de estudos bibliográficos e da pesquisa empírica, pretende-se verificar as interferências e mudanças geradas nas escolas a partir da criação do Ideb. São apresentadas as atribuições da bolsista e a percepção acadêmica dessa experiência de poder participar e desenvolver pesquisa na graduação.
PALAVRAS-CHAVE: Ideb; projeto de pesquisa; formação acadêmica.


RESUMEN: Este artículo presenta la experiencia de lo que es experimentado por estadía compañeros. Se mencionan las partes del proyecto en marcha una investigación que tiene como objetivo investigar la realidad de la educación municipal Jataí-GO, con respecto al índice establecido por el gobierno federal para verificar la calidad de la educación em las escuelas del país. Través de estúdios bibliográficos y de investigación empírica, tenemos la intención di comprobar si existen interferencias y cambios em las escuelas generados a partir de la creación de Ideb. Están dadas las tareas de la académica y la percepción de esta experiencia para participar em la investigación de licenciatura y se desarrollan.
PALABRAS CLAVE: Ideb; proyeto de investigación; la formación académica.

ABSTRACT: This article presents the experience of what experienced by fellow stay. Are mentioned parts of the research project underway that aims investigate the reality of the municipal education Jataí-GO with respect to the index established by the federal government to check the quality of education in schools nationwide. Through bibliographical studies and empirical research, we intend to check for interferences and changes in schools generated from the criation of Ideb. Are given the tasks of academic scholarship and the perception of this experience to participete in undergraduate research and develop.
KEYWORDS: Ideb; research project; academic training.