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QUAIS AS MODALIDADES ADOTADAS E CRITÉRIOS QUE DEFINEM A ESCOLHA DOS ESPORTES TRABALHADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SUAS AULAS ENTRE O 6º E 9º ANO, EM SEIS ESCOLAS DE DOURADOS
Eudes Fernandes Santos, Reinaldo Santos

Última alteração: 2012-08-25

Resumo


Este estudo trata de um conteúdo que assume um caráter muito importante enquanto componente da educação física escolar, o esporte, devendo ser trabalhado de forma abrangente e diversificado. Nessa perspectiva, este estudo se propõe a identificar quais as modalidades mais trabalhadas e os critérios que os professores de educação física utilizam para a escolha dos esportes a serem desenvolvidos em suas aulas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. De modo mais específico, busca verificar se os professores dão preferência àqueles esportes que lhes são mais familiares, ou seja, aqueles que têm maior domínio; identificar se há a articulação da disciplina com o projeto pedagógico da escola para a elaboração do um plano de estudos e se os esportes são desenvolvidos através de um plano de trabalho bem estruturado. Identificar se os Referenciais Curriculares da disciplina estão sendo levados em consideração para a organização de suas aulas. Participaram deste estudo dezoito professores de seis escolas da cidade de Dourados, de caráter qualitativo, teve como procedimentos metodológicos a utilização de questionário de pesquisa semi-estruturado. Evidenciou-se nas respostas dos professores que suas justificativas para determinar os esportes se dão basicamente por conta das limitações materiais e de espaços apropriados nas escolas; suas experiências pessoais.

Palavras-chave


educação física; escola; professor.