Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CURRICULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO CAXIENSE: UM ESTUDO DE CASO
Fábio Soares da Costa, José Carlos de Sousa, Janete de Páscoa Rodrigues

Última alteração: 2015-01-21

Resumo


Esta pesquisa propõe analisar as orientações, diretrizes e referenciais curriculares relacionados ao ensino da disciplina Educação Física nas escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Maranhão. O estudo procura apresentar um percurso histórico sobre a metodologia do ensino da educação física escolar e, também, como as orientações pedagógicas relacionadas ao currículo escolar contemplam as abordagens crítico superadora e crítico emancipadora. A investigação configura-se como um estudo de caso, especificamente, o Encontro Pedagógico do Centro de Ensino Inácio Passarinho da cidade Caxias - MA, ocorrido entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2014, em que foi possível entender que o imbricamento entre a elaboração, a execução e a avaliação do currículo ainda demanda reflexões que se relacionem a um fazer pedagógico mais orientado à realidade social, cultural e política do Estado do Maranhão.

Palavras-chave


Currículo Escolar; Educação; Educação Física

Texto completo: PDF