Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Mapeamento dos equipamentos de lazer, esporte e cultura do município de Amargosa/Ba.
Anália de Jesus Moreira, Elton Anderson Fraga Neres

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


O conhecimento sobre as potencialidades dos espaços de lazer, esportes e cultura das cidades se constitui atualmente no grande passo para o fomento de políticas públicas para estes três setores. A decisão de mapear os espaços, levantando suas deficiências e potencialidades, tem por objetivo considerar as cidades como abrigo da cultura, do esporte e do lazer socialmente e historicamente construídos, favorecendo as práticas e estudos que propiciem a transformação das cidades em espaços dinâmicos de convivência (praças, escolas, ginásios, clubes e várzeas, bibliotecas, prédios históricos). Um estudo deste porte na cidade de Amargosa/Ba poderá contribuir não somente para o aporte acadêmico (pesquisa, ensino e extensão) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, como também para a responsabilidade social desta universidade junto à comunidade local e circunvizinha. Este projeto propõe o mapeamento destes espaços como ponte necessária para políticas públicas e futuros projetos integrados de esporte, lazer e cultura na cidade de Amargosa/Ba.

Palavras-chave


Lazer; educação; esportes; cultura

Referências


COELHO, Teixeira, a cultura e seu contrário:cultura, arte e política pós-2001, Ed. Iluminuras:Itaú cultural, São Paulo, 2008.

DUMAZEDIER, Jofre, Sociologia Empírica do lazer, Tradução Silvia Mazza e J. Guinsburg, 3 ed. Perspectiva Sesc. São Paulo 2008.

MARCELINO, Nélson. Carvalho. Lazer e Educação, Papirus – (Coleção Fazer-Lazer), 4ª edição, Campinas SP, 1998.

_______________,(org) Lúdico, educação e Educação Física, 2. Ed. Unijuí, , Ijuí – RS, 2003.

MOREIRA, Anália de Jesus.; SILVA, Maria Cecília de Paula. Lazer, cultura e educação no contexto de pesquisa: possibilidades dialógicas no espaço escola-comunidade. In: Formação pela pesquisa: desafios pedagógicos, epistemológicos e políticos, TENÓRIO, R. M; LORDELO, J.A (orgs), Edufba, Salvador-Ba, 2008.


WAICHMAN, Pablo, Tempo Livre e recreação: Um desafio pedagógico, tradução, Jorge Peres Gallardo, Coleção fazer/lazer, Papirus, Campinas – SP. 2007.

Texto completo: docx