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PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM SÃO GONÇALO: UMA ANÁLISE DAS OFICINAS E SUA RELAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DO LAZER
Edson Costa Farret

Última alteração: 2016-09-14

Resumo


Este trabalho busca apresentar uma análise das atividades oferecidas nos núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), localizados no município de São Gonçalo/RJ, fundamentado no referencial dos conteúdos culturais do lazer. O PELC, através do Ministério do Esporte, é um programa que proporciona a prática de atividades físicas, de lazer e culturais a todas as idades, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos. Na perspectiva de compreender melhor a diversidade nas experiências de lazer, estudos classificam essas atividades em: artísticos, sociais, intelectuais, manuais, turísticos e físico-esportivos. Diante do exposto, temos uma pergunta: será que o programa vem desenvolvendo atividades diversificadas? O município citado, sabedor das suas limitações na questão de democratizar o esporte e lazer a sua população e das carências das políticas públicas e sociais da cidade, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade social, estabelece através da Secretaria de Esporte e Lazer municipal uma parceria com o PELC, pactuando um convênio com quatro núcleos e que neste ano iniciou sua execução. Os núcleos são os locais onde se planejam e desenvolvem as manifestações esportivas e de lazer, chamadas de atividades sistemáticas (oficinas que apresentam caráter semanal) e atividades assistemáticas (atividades que possuem caráter de eventos de esporte recreativo e de lazer). Como metodologia, além do referencial teórico sobre os interesses culturais do lazer e das Diretrizes PELC 2014 (ano do convênio), analisamos o Planejamento Pedagógico e identificamos as atividades oferecidas. Após investigação, apresentamos as categorias: tipos de atividades; oficinas; e interesses culturais. Contemplando as atividades sistemáticas, temos as oficinas: ginástica, hidroginástica, dança, recreação e jogos, capoeira, futebol, voleibol, handebol, taekwondo que apresentam predominância no interesse físico-esportivo; já as oficinas violão, teatro e cineclube apresentam predominância no interesse artístico. Atendendo as atividades assistemáticas, temos com predominância de interesse turístico: passeios e visitas; com predominância de interesse intelectual: leituras, jogos de xadrez; e com predominância de interesses manual: artesanato e culinária. Consideramos que se faz necessário mais medidas pontuais que busquem ampliar as experiências em atividades de lazer da comunidade atendida, as atividades de interesses intelectual, manual e artístico devem ser ofertadas nas atividades sistemáticas, visto que atividades físico-esportivas são predominantes. Apesar das limitações encontradas, consideramos que o convênio fomenta o direito do acesso ao lazer na medida em que repensa nas suas práticas culturais, ampliando o leque em atividades de lazer da comunidade.

Palavras-chave


políticas públicas, lazer, interesses culturais.

Referências


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MARCELLINO, N.C. Políticas Públicas Setoriais de Lazer: o papel das
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MELLO, Victor A. de. A animação cultural no Brasil: um panorama.
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